No início da semana que findou as escolas voltaram a abrir portas aos seus alunos, é um regresso à rotina que implica também o reinício da maioria das atividades físicas e dos treinos desportivos. É hora de nova organização familiar de forma a conciliar horários entre todos os membros de forma para que o exercício físico e prática desportiva esteja presente.
O exercício físico e a prática desportiva sempre estiveram associados a estilos de vida saudáveis, contudo nos últimos anos tem-se dado uma maior atenção à associação destes à prevenção e à promoção de uma boa saúde mental.
Quando praticamos exercício físico há uma maior oxigenação do cérebro, tornando-se desta forma mais funcional, pois favorece a ligação entre neurónios. Deste modo, as funções cognitivas como a capacidade de prestar atenção, a capacidade de memorizar ou de resolver problemas é melhorada com a prática de exercício físico. É por isso que muitas pessoas praticam exercício físico antes do seu horário de trabalho, para terem deste modo uma maior ativação cognitiva. Em contrapartida, há quem prefira exercer a sua prática desportiva depois do trabalho, em que o objetivo passa por relaxarem, isto porque a prática de exercício físico tem uma função muito importante na produção de hormonas da felicidade e do bem-estar. Normalmente quem pratica exercício físico ou alguma atividade desportiva tem mais frequentemente pensamentos positivos sobre si mesmos e dorme melhor, algo muito importante na promoção da nossa saúde mental.
É fundamental termos noção que é importante sermos fisicamente ativos e isto não significa somente fazer desporto ou ir ao ginásio. Há muitas maneiras de ser ativo. O Importante é encontrar o que funciona e se adequa a cada um. O importante é fazer! Para que desta forma estejamos a melhorar o nosso bem-estar geral e promovermos a nossa saúde mental.
Fique bem pela sua saúde e a de todos os Açorianos.
Um conselho da Direção Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Paulo Paiva *
* Psicólogo do Desporto
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos nº 016774