Edit Template

Presidente do município reforça contactos para a reabertura do Aeroporto Internacional de Santa Maria no período nocturno

A Presidente do município de Vila do Porto pretende reforçar novos contactos relativamente à necessidade de reabertura do Aeroporto Internacional de Santa Maria, no período nocturno, salientando que pretende oficiar, novamente, as entidades competentes para o efeito, a começar pela própria ANA/VINCI, que gere a infra-estrutura.
O reforço da posição da Presidente do Município advém após os dois últimos pedidos de aterragens de emergência: um da companhia aérea Avianca em Novembro, com cerca de 250 passageiros e outro da companhia aérea Air Europa em Dezembro, com cerca de 355 passageiros.
Para Bárbara Chaves, estas situações reforçam a importância do Aeroporto Internacional de Santa Maria como uma infra-estrutura de enorme relevância de apoio de retaguarda em caso de emergência para a aviação comercial transatlântica e de suporte a ETOPS das companhias aéreas.
A par das questões de segurança, a posição geoestratégica de Santa Maria tem também potencialidades no apoio à operação de escalas técnicas da Business Aviation, que podem ser muito mais exploradas, com as mais-valias económicas daí decorrentes, sendo que as questões da manutenção da condição do táxiway e melhoramento nas zonas estacionamento serão também assuntos a reforçar.
Acresce que a Presidente tinha já agendado uma reunião, para Novembro de 2023, em Lisboa, com o Ministro das Infra-estruturas para voltar a reforçar este tema, numa altura em que estavam a ser desenvolvidos esforços com vista a alterações ao contrato de concessão com a VINCI, por forma a que fossem ponderadas as preocupações relacionadas com o Aeroporto Internacional de Santa Maria nas futuras negociações com a VINCI.
A autarca tem vindo a acompanhar a situação desde Agosto de 2022, momento em que a ANA – Aeroportos de Portugal limitou o horário operacional desta infra-estrutura aeroportuária das 06h45 às 21h30, não permitindo as suas reaberturas no período nocturno em que vinha operando em horário H24 efectivo.
Em Agosto de 2022, a Presidente oficiou diversas entidades demonstrando a sua preocupação com a situação, nomeadamente a ANA/Aeroportos, a ANAC, o Ministério das Infra-estruturas e a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas.
Em Dezembro de 2022, reuniu-se, em Lisboa, com o Presidente da Comissão Executiva da VINCI/ANA Aeroportos de Portugal, Thierry Ligonnièrerry, com o então Secretário de Estado das Comunicações, Hugo Mendes e com o Deputado do PS à Assembleia da República, Francisco César.
Ainda no final de 2022, no decorrer da Visita Estatutária à ilha de Santa Maria, a autarca questionou o Governo dos Açores sobre a situação, tendo respondido a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas que iria reunir-se com as diversas entidades para resolver o problema.

Edit Template
Notícias Recentes
União Desportiva do Nordeste comemora os 50 anos do clube
2ª edição da formação “Cidadania Digital: Riscos e Oportunidades da Internet”
Bolieiro manifesta oposição à criação de uma taxa turística regional
Actividade ambulatória de Pediatria regressa amanhã ao HDES
Há 5 municípiosnos Açores com mais procura de casas para viver no campo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores