O projecto “A Avó Veio Trabalhar”, que decorre com um grupo de 15 idosas lagoenses, está a recrutar novas avós, que tenham mais de 60 anos.
Esta iniciativa, promovida pela Associação Fermenta, com a parceria da Câmara Municipal da Lagoa, reúne, desde 2019, as avós lagoenses que, semanalmente, bordam, tricotam e conversam. De referir que, este projecto está integrado nas acções do EIXO 1 – Promoção de estilos de vida saudáveis, Educação para a Saúde, do Plano de Desenvolvimento de Saúde da Câmara Municipal da Lagoa.
Todas as Segundas e Sextas-feiras, das 9h30 às 12h00, as seniores reúnem na Casa da Cultura Carlos César, na freguesia de Santa Cruz, para partilharem momentos de aprendizagem através do artesanato, da costura e da boa disposição. Todas as sessões são acompanhadas por um responsável, sendo que, mensalmente decorre uma semana intensiva, das 10h00 às 16h00, com o acompanhamento dos fundadores do projecto, mais precisamente com a Susana António e/ou o Ângelo Campota.
De relembrar que, o projecto “A Avó Veio Trabalhar”, é uma hub criativa para pessoas com mais de 60 anos, sem fins lucrativos e de impacto local. Trata-se de um espaço de produção artesanal e criativa, onde o foco são os idosos e as suas mestrias artesanais. Pretende, ainda, através dos ofícios tradicionais e do design, devolver ao público sénior a capacidade de intervenção na sociedade, promovendo, deste modo, o envelhecimento activo. Para a Câmara Municipal de Lagoa a aposta neste projecto visa, essencialmente, promover um envelhecimento feliz, numa óptica de combate à solidão, mas também, um envelhecimento activo, de partilha de saberes e de conhecimentos.
Nesse âmbito, todas as mulheres interessadas em pertencer a esta família de avós lagoenses deverão contactar a Câmara Municipal da Lagoa, através do contacto telefónico 296 960 600.