Edit Template

Picowines lança Licoroso 20 anos e um arinto que estagiou a 17 metros de profundidade

Um vinho Licoroso 20 Anos e o Gruta das Torres 2020 são as novidades da Cooperativa Vitivinícola da ilha do Pico – Picowines, no início deste 2024.
“O Licoroso 20 Anos é um vinho que oferece uma explosão de sensações no paladar, começando por uma textura muito suave, doçura equilibrada e uma acidez surpreendente e persistente, característica dos grandes vinhos dos Açores e com um final salino e muito persistente. Um vinho maduro, meio doce, que recupera a secular tradição dos vinhos licorosos do Pico”, descreve Bernardo Cabral, enólogo consultor da Picowines.
Feito a partir de verdelho de vinhas plantadas em currais a escassos metros do mar, este vinho passou por uma interrupção da fermentação com adição de aguardente vínica criteriosamente seleccionada.
Estagiou em cascos velhos de carvalho durante 20 anos, como o próprio nome indica, até ao momento do loteamento no seu estado mais maduro.
Apresenta cor de ouro e laivos esverdeados, de aroma intenso com requintado iodo, laranja cristalizada, amêndoa tostada e toffee.
A colheita de 2020 do Gruta das Torres foi elaborado a partir de uvas de vinhas centenárias da zona da Criação Velha, a cerca de 420 metros do mar, exclusivamente da casta Arinto dos Açores.
Fez estágio sobre as borras finas durante oito meses e foi engarrafado em julho de 2021, seguindo-se o estágio em garrafa na Gruta das Torres (cone lávico com 1.500 anos) durante 15 meses, a 17 metros de profundidade.
“De cor amarelo-esverdeado, é um hino às sensações vulcânicas. A envolver as frescas frutas de toranja, araçá e lima, aparecem algumas notas de pólvora e enxofre, algas e maresia. Inicialmente dominado pela frescura e mineralidade, é um vinho que na prova se vai mostrando em várias camadas. Cheio e envolvente, termina com um final longo e deliciosamente salgado”, acrescenta Bernardo Cabral.

Edit Template
Notícias Recentes
Turistas gostam da paisagem e da segurança e não gostam dos serviços de restauração e dos transportes de táxis e de autocarros
Desaparecido turista belga que se encontrava a realizar um trilho pedestre na Lagoa do Fogo
Sismo de magnitude 2.6 na escala de Richter sentido na ilha Terceira
Programa para a prevenção do cancro gástrico arranca na Terceira
Detido indivíduo fortemente indiciado da prática do crime de detenção de arma proibida na Ribeira Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores