Edit Template

Diocese celebra primeiro aniversário da chegada de D. Armando Domingues

A Diocese de Angra está a celebrar o primeiro aniversário da entrada do 40º bispo diocesano, D. Armando Esteves Domingues, que iniciou o seu ministério episcopal nos dias 14 e 15 de Janeiro de 2023.
O 40º bispo de Angra no seu primeiro ano de ministério visitou todas as ilhas e concelhos, teve encontros com os jovens em todas as ilhas do Arquipélago dos Açores, incluindo na subida ao cume da montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal, e participação na JMJ Lisboa 2023, e uma visita à comunidade açoriana na diáspora, em Turlock, na Califórnia, nos Estados Unidos da América.
D. Armando Esteves Domingues tomou posse diante do Colégio de Consultores da Diocese de Angra, no dia 14 de Janeiro de 2023, e celebrou a Eucaristia na Catedral em Angra do Heroísmo, no dia seguinte.
O Bispo de Angra apresentou à diocese o Itinerário Pastoral 2023-2025, que tem por tema ‘Todos, todos, todos: caminhar na esperança’, com uma proposta de auscultação em laboratórios em torno de tema da sinodalidade, fraternidade e esperança, e, num horizonte mais alargado, convocou-a para elaborar um plano da celebração dos 500 anos de história, em 2034.
O portal ‘Igreja Açores’, página da Diocese de Angra na internet, partilha a opinião de vários agentes pastorais e informa que D. Armando Esteves Domingues foi eleito como uma das figuras do ano 2023 pela Imprensa Regional no Arquipélago dos Açores.
Os jornalistas insulares falaram em “desassossego” e destacaram a subida ao Pico com os jovens e as colocações (nomeações) de sacerdotes como dois exemplos de uma “revolução tranquila”.
“É um homem do dia-a-dia, que reage no quotidiano, mesmo quando o ambiente político regional parece distraído, ele está atento. Veja-se a situação da comunicação social, com o recente caso da Global Media… D. Armando falou à luz do dia”, realçou José Lourenço, director do ‘Diário Insular’, o único jornal que se publica na Ilha Terceira.
O Bispo de Angra, no dia 10 de Janeiro, partilhou uma “palavra de solidariedade e o desejo de que a situação seja rapidamente ultrapassada”, com todos os jornalistas que, por estes dias, “se manifestam por terem salários em atraso”, mas que ainda assim, continuam a fazer sair os jornais e a produzir notícias na rádio, no contexto da crise no grupo de comunicação Gobal Media que detém o ‘Açoriano Oriental’ e a ‘Rádio Açores TSF’, na ilha de São Miguel.
D. Armando Esteves Domingues foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 4 de novembro de 2022 como 40.º bispo de Angra, uma diocese criada em 1534 pelo Papa Paulo III, através da Bula ‘Aequum Reputamus’, que actualmente está organizada em três vigararias, que abarcam 17 ouvidorias: sete delas correspondem à respectiva ilha – Faial, Pico, São Jorge, Flores, Corvo, Graciosa e Santa Maria; somam-se oito ouvidorias na ilha de São Miguel – Ponta Delgada, Nordeste, Povoação, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Fenais da Vera Cruz, Capelas e Lagoa – e duas também na ilha Terceira – Angra e Praia da Vitória.

Edit Template
Notícias Recentes
Venda de casas arrefece e oferta imobiliária aumenta 16% em Ponta Delgada
Oposição vai requerer inconstitucionalidade da polémica prioridade nas creches
Os cinco pisos da ala nascente do HDES já estão reabertos e acolhem 76 doentes
Missa aos sábados na Ermida de Nª Sª da Paz
Tolerância de ponto para a função pública em festas do Pico, Santa Maria e Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores