Edit Template

Eurodeputada destaca potencial da geotermia açoriana no Parlamento Europeu

A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, interveio, ontem, em sessão plenária, em Estrasburgo, sobre a importância da energia geotérmica, “como fonte de energia renovável com características únicas”, para a Europa e, em particular, para regiões como os Açores.
Para a deputada, Vice-coordenadora do Partido Popular Europeu (PPE) na Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia (ITRE), do Parlamento Europeu, a geotermia “é um recurso de grande valor em regiões remotas e ultraperiféricas (…) que pode beneficiar a Europa no seu conjunto”, no caminho que está a trilhar com vista à independência energética, uma vez que “permite a produção contínua e fiável de energia elétrica”, mas também ser utilizada para “aquecimento urbano e em processos industriais”, garantiu.
Maria da Graça Carvalho aproveitou o momento para destacar junto dos colegas parlamentares o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta matéria pelos Açores, apontando a Região como exemplo a seguir: “Na Região Autónoma dos Açores estima-se que, ainda nesta década, perto de 60% das necessidades de energia eléctrica sejam cobertas pelas centrais geotérmicas existentes”.

Um exemplo
para toda a Europa

“O potencial por explorar [na UE] é imenso. Mesmo a Itália, o maior produtor da UE, aproveita apenas uma pequena fracção da sua capacidade”, acrescentou a social democrata.
A eurodeputada terminou a sua intervenção reforçando o apelo para que “a Comissão Europeia promova um levantamento exaustivo do potencial da energia geotérmica na União Europeia”, para que se perceba onde e como devem ser reforçados os investimentos europeus, com vista à autonomia energética, sem deixar nenhuma região para trás.
Recorde-se que Maria da Graça Carvalho foi a negociadora, nomeada pelo PPE, da reforma do mercado eléctrico da UE.

Edit Template
Notícias Recentes
Venda de casas arrefece e oferta imobiliária aumenta 16% em Ponta Delgada
Oposição vai requerer inconstitucionalidade da polémica prioridade nas creches
Os cinco pisos da ala nascente do HDES já estão reabertos e acolhem 76 doentes
Missa aos sábados na Ermida de Nª Sª da Paz
Tolerância de ponto para a função pública em festas do Pico, Santa Maria e Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores