Edit Template

Açores batem recorde de 3,7 milhões de dormidas no ano passado

O turismo açoriano bateu novo recorde no ano passado, ao ultrapassar os 3,7 milhões de dormidas, acima dos 3,3 milhões do ano anterior.
O SREA revelou ontem o Indicador de Turismo do mês de Dezembro, que prevê que terão sido registadas, em toda a Região, cerca de 120,5 mil dormidas no conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico (hotelaria, alojamento local e turismo no espaço rural).
Embora seja ainda uma estimativa, juntando estas 120,5 mil dormidas às 3 646,8 mil dormidas de Janeiro a Novembro, somam-se 3 768,3 mil dormidas.
Estes valores deverão representar um acréscimo à volta dos 15%.
O número de hóspedes já tinha ultrapassado o milhão em Novembro passado, praticamente o mesmo registado no ano inteiro de 2022.
A estada média situava-se em Novembro nos 3,1, enquanto que a média de 2022 foi de 3,3.

Turismo cai em Dezembro

Novidade no passado mês de Dezembro é o facto do turismo ter caído 5,5%, quando comparado com o valor definitivo do mês homólogo (127,5 mil, ou seja, menos 7 mil dormidas).
O único mês em contra-ciclo com o ano inteiro poderá estar associado à redução dos voos da Ryanair.
Entre Novembro de 2021 e Novembro de 2023, no conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o registo mais elevado de dormidas, nos Açores, ocorreu no último mês de agosto com cerca de 589,8 mil dormidas.

Hóspedes nacionais em queda

Considerando apenas os dois principais estabelecimentos de alojamento turístico, hotelaria e alojamento local, com 96,9% do total de dormidas no mês de novembro, registaram-se 162,6 mil dormidas, com uma variação homóloga positiva de 5,5%.
O mercado nacional garantiu cerca de 77,8 mil dormidas, correspondendo a um decréscimo homólogo de 1,4%, enquanto os mercados externos contribuíram com 84,9 mil dormidas, registando um acréscimo, em termos homólogos, de 12,8%.
O registo de hóspedes atingiu 56,6 milhares, apresentando uma taxa de variação homóloga positiva de 6,2%.

Edit Template
Notícias Recentes
17 Marchas de S. João desfilam Hoje em Vila Franca do Campo
Comunidade Açoriana une-se para ajudar famílias no Rio Grande do Sul, Brasil
Duarte Carreiro condecorado com a medalha de mérito das comunidades
Detido indivíduo por suspeita da prática do crime de posse de arma proibida em Ponta Delgada
Azores Pride 2024 arranca na próxima semana na Terceira e em São Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores