Edit Template

“Rota Açores – 9 ilhas, um arquipélago gastronómico” começa amanhã

Arranca amanhã a “Rota Açores – 9 ilhas, um arquipélago gastronómico”, iniciativa da responsabilidade da Associação para a Valorização Económica dos Açores (AVEA), que de dia 16 de Fevereiro a 3 de Março vai mobilizar a restauração regional e através da qual será possível provar os produtos que definem a identidade gastronómica de cada ilha, valorizando e gerando riqueza para a cozinha açoriana no seu todo.
A “Rota Açores – 9 ilhas, um arquipélago gastronómico” pretende valorizar a essência da gastronomia açoriana, que nasce da diferença e da complementaridade das suas nove ilhas. Nos menus e pratos especiais da Rota, os restaurantes podem incluir ingredientes tão típicos como o ananás de São Miguel, os queijos de São Jorge e da Graciosa, tão diferentes entre si, ou o mel das Flores e da Terceira, por exemplo. Aqui, a criatividade é o limite, e cada chef tem carta branca, dentro dos limites dos produtos locais.
“Este programa tem como objectivo ajudar a trabalhar a identidade de cada ilha, olhando sempre para o que é um património comum. A ideia é criar uma rede, e mobilizar a sociedade açoriana para a importância da produção e consumo local, e para a consequente valorização interna e externa da nossa riquíssima gastronomia. Por outro lado, esta iniciativa pretende também estimular o aparecimento de novas ideias e conceitos no espaço da restauração, sublinhando a qualidade e excelência, tanto do produto regional, como dos profissionais que o representam e trabalham”, refere Eládio Braga, Presidente da Direcção da Associação para a Valorização Económica dos Açores.
Estão confirmados 23 restaurantes, que se dividem pelas seguintes ilhas: São Miguel (12 restaurantes), Santa Maria (1), Terceira (4), Pico (2), Faial (2) e Flores (2).
A AVEA tem como missão central a aposta na promoção e valorização de um produto único no mundo, este incrível arquipélago, e a qualidade dos seus produtos locais, dos quais nos devemos orgulhar. Foi nesse sentido que surgiu a ideia de desenvolver a iniciativa regional “Rota dos Açores – 9 ilhas, um arquipélago gastronómico” com o objectivo de reforçar o posicionamento deste património e a relação com a restauração local, que trabalha o produto e o honra, junto do consumidor final, abrangendo a sustentabilidade a nível ambiental, económica e social.
Esta iniciativa acontece no âmbito do Projecto SABOREA, co-financiado pelo Programa INTERREG MAC 2014-2020 – Madeira Açores Canárias que envolve diversos parceiros dos Açores, Madeira, Canárias e de Cabo Verde, Senegal e Mauritânia, tendo como chefe-de-fila o Cabildo Insular de Lanzarote.

Edit Template
Notícias Recentes
há 4 médicos por mil habitantes nos açores, abaixo da média nacional
Venda de carros novos dispara nos dois primeiros meses
Câmara de P. Delgada reforça em 60% verbas para as Juntas de Freguesia
Livro reúne testemunhos sobre os 50 anos do 25 de Abril nos Açores
Câmara Municipal de Ponta Delgada e Greenvolt entregam Bolsas de Mérito a alunos do ensino secundário
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores