Edit Template

“Rota Açores – 9 ilhas, um arquipélago gastronómico” começa amanhã

Arranca amanhã a “Rota Açores – 9 ilhas, um arquipélago gastronómico”, iniciativa da responsabilidade da Associação para a Valorização Económica dos Açores (AVEA), que de dia 16 de Fevereiro a 3 de Março vai mobilizar a restauração regional e através da qual será possível provar os produtos que definem a identidade gastronómica de cada ilha, valorizando e gerando riqueza para a cozinha açoriana no seu todo.
A “Rota Açores – 9 ilhas, um arquipélago gastronómico” pretende valorizar a essência da gastronomia açoriana, que nasce da diferença e da complementaridade das suas nove ilhas. Nos menus e pratos especiais da Rota, os restaurantes podem incluir ingredientes tão típicos como o ananás de São Miguel, os queijos de São Jorge e da Graciosa, tão diferentes entre si, ou o mel das Flores e da Terceira, por exemplo. Aqui, a criatividade é o limite, e cada chef tem carta branca, dentro dos limites dos produtos locais.
“Este programa tem como objectivo ajudar a trabalhar a identidade de cada ilha, olhando sempre para o que é um património comum. A ideia é criar uma rede, e mobilizar a sociedade açoriana para a importância da produção e consumo local, e para a consequente valorização interna e externa da nossa riquíssima gastronomia. Por outro lado, esta iniciativa pretende também estimular o aparecimento de novas ideias e conceitos no espaço da restauração, sublinhando a qualidade e excelência, tanto do produto regional, como dos profissionais que o representam e trabalham”, refere Eládio Braga, Presidente da Direcção da Associação para a Valorização Económica dos Açores.
Estão confirmados 23 restaurantes, que se dividem pelas seguintes ilhas: São Miguel (12 restaurantes), Santa Maria (1), Terceira (4), Pico (2), Faial (2) e Flores (2).
A AVEA tem como missão central a aposta na promoção e valorização de um produto único no mundo, este incrível arquipélago, e a qualidade dos seus produtos locais, dos quais nos devemos orgulhar. Foi nesse sentido que surgiu a ideia de desenvolver a iniciativa regional “Rota dos Açores – 9 ilhas, um arquipélago gastronómico” com o objectivo de reforçar o posicionamento deste património e a relação com a restauração local, que trabalha o produto e o honra, junto do consumidor final, abrangendo a sustentabilidade a nível ambiental, económica e social.
Esta iniciativa acontece no âmbito do Projecto SABOREA, co-financiado pelo Programa INTERREG MAC 2014-2020 – Madeira Açores Canárias que envolve diversos parceiros dos Açores, Madeira, Canárias e de Cabo Verde, Senegal e Mauritânia, tendo como chefe-de-fila o Cabildo Insular de Lanzarote.

Edit Template
Notícias Recentes
Prioridade nas creches será para crianças de pais trabalhadores
Milhares de Sopas do Espírito Santo hoje no Campo de S. Francisco
Açores registam forte subida no ranking das escolas
Número de doentes internados com Covid-19 está abaixar
Arquivado processo de dois padres Açorianos suspeitos de abuso sexual
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores