Edit Template

Novena dos Espinhos a partir de hoje no Santuário do Senhor Santo Cristo

O Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, promove a ‘Novena dos Espinhos’, a primeira grande celebração do seu ano pastoral, de hoje até 1 de Março, “um contributo” no tempo da Quaresma.
“Ao longo do ano somos ‘batidos’ por muitas situações que nos prendem a atenção e exigem uma resposta à flor da pele e menos refletida que vai fazendo estragos na nossa espiritualidade e a Quaresma é um tempo de irmos ‘à oficina’, repararmos o que temos de reparar para que possamos celebrar a Páscoa com toda a alegria, porque é a Páscoa o centro da nossa vida”, disse reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, à página na internet Igreja Açores.
“A Quaresma é um tempo de introspecção em que todos os cristãos são convidados a aprofundar a sua relação com Deus, com a humanidade e com os outros; é um refazer da espiritualidade”, acrescentou o cónego Manuel Carlos Alves, do santuário em Ponta Delgada, na informação enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Angra
Segundo o programa da ‘Novena dos Espinhos’, o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres vai ter Missa diária, às 18h00 locais (mais um hora em Portugal continental), de 21 de fevereiro a 1 de março.
Dois sacerdotes convidados vão pregar em seis dias da ‘Novena dos Espinhos’ – o padre Hélio Soares, de 21 a 23 de fevereiro, e o padre José Paulo Machado de 27 a 29 de fevereiro -, o reitor é o pregador no fim de semana e na próxima segunda, de 24 a 26, e no dia da Festa dos Espinhos, a 1 de Março.
A meditação, esta Quarta-feira, 21 de Fevereiro, é inspirada pela Carta de São Paulo aos Romanos, ‘Quem nos pode separar do amor de Deus’; no dia seguinte (22) é o Evangelho de Mateus – “Este é o meu filho muito amado” -, e no dia 23, o evangelista escolhido foi São Marcos com ‘Levantaram-se alguns e proferiram falsos testemunhos contra Jesus’.
De 24 a 26 de Fevereiro, a reflexão do cónego Manuel Carlos Alves, reitor do santuário, vai ser inspirada nos Actos dos Apóstolos, na Carta aos Colossenses e na encíclica ‘Laudato Si’ do Papa Francisco.
O terceiro pregador da Novena dos Espinhos, o padre José Paulo Machado vai falar sobre “Justiça”, no dia 27, depois inspira-se na Carta aos Gálatas (28) e na Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, a 29 de Fevereiro.
No dia da Festa dos Espinhos, 1 de Março, a pregação inspira-se na Carta aos Filipenses: “Ao nome de Jesus se dobre todo o joelho”.
“Todos são convidados a participar nesta Novena e nesta Festa, em que procuramos aprofundar a nossa relação com Deus e com os irmãos, com particular destaque para os mais pobres”, conclui o cónego Manuel Carlos Alves.
A Novena dos Espinhos é uma das três festas do Festa dos Espinhos, com a festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, no sexto Domingo da Páscoa, e a festa do Cristo Rei, no último domingo antes do Advento. Estas celebrações podem ser acompanhadas à distância, na página do santuário na internet.
Os santuários da Diocese de Angra – cinco santuários diocesanos, três cristológicos e dois marianos – escolheram a oração como tema e prioridade para este ano pastoral.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores