Edit Template

Fome Emocional – Comer as Emoções

Quantas vezes atacamos o frigorífico ou o armário numa busca incessante de comer algo que sacie e acalme as nossas emoções. Quantas vezes o nosso dia não correu bem e parece que aquele chocolate ou aquelas batatas fritas aliviam a alma e nos dão colo.
Pois é, muitas vezes certos alimentos são utilizados como um alívio instantâneo, como um penso rápido, numa busca de apaziguar e reprimir os sentimentos negativos ou numa procura de conforto, prazer ou recompensa. Enquanto que a fome fisiológica atende às necessidades energéticas e nutricionais do nosso corpo, a fome emocional é motivada pelas nossas emoções e sentimentos, tais como a tristeza, a alegria, a angústia, a ansiedade, a raiva. Desta forma, se comer é a nossa principal forma de gerir as nossas emoções, esta estratégia poderá trazer repercussões muito negativas à nossa saúde física e psicológica.
Então como lidar com a fome emocional?
É importante reconhecer a diferença entre fome fisiológica e fome emocional; perceber quais são os nossos gatilhos emocionais e o que desencadeia a fome emocional; reconhecer e expressar as nossas emoções; evitar dietas demasiado restritivas; ter um sono reparador; praticar exercício físico, relaxamento e meditação, entre outras estratégias de autocuidado que promovam a regulação emocional.
Se ainda assim, a fome emocional está a ter impacto negativo na sua vida, procure ajuda profissional de um psicólogo, ele poderá ajudá-lo a adotar estratégias mais adaptativas para gerir e não comer as suas emoções.

Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Carmen Infante*

*Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde

Edit Template
Notícias Recentes
há 4 médicos por mil habitantes nos açores, abaixo da média nacional
Venda de carros novos dispara nos dois primeiros meses
Câmara de P. Delgada reforça em 60% verbas para as Juntas de Freguesia
Livro reúne testemunhos sobre os 50 anos do 25 de Abril nos Açores
Câmara Municipal de Ponta Delgada e Greenvolt entregam Bolsas de Mérito a alunos do ensino secundário
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores