Edit Template

Candidata da CDU preocupada com contaminação de solos e aquíferos na Praia da Vitória

Na manhã de ontem, a candidata da CDU, à Assembleia da República visitou a zona do Paul, na Praia da Vitória e o local onde se situam os tanques de combustíveis das forças militares americanas. Judite Barros da Costa, enquanto representante da CDU (PCP+PEV), chamou a atenção para os perigos, ainda por calcular da contaminação dos solos e dos aquíferos, considerando-a um atentado ambiental com graves consequências na saúde pública. Apontou como primeira medida a necessidade de comprovar se a existência desse tanques é efectivamente necessária, e quais os níveis de contaminação que provocam. Dever-se-á de autoridades norte americanas a sua eventual desactivação, para além da urgente limpeza e descontaminação dos terrenos e dos aquíferos. Também chamou a atenção para a necessidade de haver alguma compensação para todos aqueles que, comprovadamente, foram atingidos de forma nociva por este problema. Na sua declaração à Comunicação Social, Judite Barros da Costa manifestou a sua preocupação por esta e outras situações não serem consideradas prioritárias por outras forças partidárias, adiando-se indefinidamente as soluções.

Incumprimento da lei laboral
portuguesa aos danos
dos trabalhadores da Base

Ainda em relação a questões que dizem respeito à base das Lajes, Judite Barros da Costa, num encontro com o SITACEHTT/Açores e com trabalhadores desta Base, deparou-se com a mesma situação discriminatória e de profunda injustiça laboral que já tinha constatado há dois anos, numa visita anterior, na medida em que estes trabalhadores continuam a receber um salário base inferior ao Salário Mínimo Regional, não respeitando o cumprimento da lei laboral portuguesa.
O incumprimento é claro, e está reflectido nas tabelas acordadas para 2023, nomeadamente nos primeiros escalões, como é do conhecimento público. Tratando-se de uma situação altamente irregular e de incumprimento declarado, a CDU considera que a legalidade tem de ser reposta, fazendo-se, assim, justiça a estes trabalhadores, e conferindo-lhes a dignidade que lhes é devida.
Assim, Judite Barros da Costa reforça o dever e a responsabilidade do estado português em zelar para que a legislação laboral portuguesa se cumpra em território nacional, considerando fundamental levar este caso, em particular, à Assembleia da República, fazendo pressão para que, na Reunião da Comissão Bilateral Permanente, interlocutora nesta matéria, seja clarificada e resolvida esta situação. A reunião terminou com o compromisso da CDU Açores, para com estes trabalhadores, de, independentemente da eleição ou não de um candidato pelo círculo dos Açores, fazer chegar esta legítima reivindicação ao seu grupo parlamentar e trabalhar para que seja finalmente satisfeita.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores