Edit Template

Manuel Augusto de Amaral recordado em palestra no Auditório Ferreira da Silva

O Auditório Ferreira da Silva irá receber, no dia 18 de Março, pelas 10h45, a palestra proferida por Malvina Sousa, sobre a vida e obra «O homem e o poeta», de Manuel Augusto de Amaral. Este evento está inserido nas comemorações do Dia Mundial da Poesia, que se celebra a 21 de Março.
Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal da Lagoa, através da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, em parceria com a Escola Básica Integrada de Água de Pau, e, embora direccionada para alunos do 9.º ano, pode ser assistida por todos os interessados.
A palestra está a cargo de Malvina Sousa, professora de profissão e escritora. Em 2011, publicou “Momentos” (poesia). Em 2014, participou na “Antologia de Poesia Contemporânea Entre o Sono e o Sonho, Volume V”, no “Poemário 2015” e na Antologia “O Silêncio da Solidão”. Em 2015, fez parte da Antologia “Memórias Esquecidas no Tempo.” Em 2019, publicou “Até que a violência nos separe” edição Letras Lavadas. Em 2023, integrou a maratona literária promovida pela Letras Lavadas.
A palestra dedicada a Manuel Augusto de Amaral irá focar os aspectos biográficos e o seu papel na sociedade, bem como as temáticas abordadas na sua obra, os estilos e géneros preferidos, as influências, as marcas da sua vida na sua escrita.
Manuel Augusto de Amaral nasceu em Água de Pau, a 29 de Agosto de 1862. Frequentou o Seminário de Angra do Heroísmo, e, posteriormente, o Curso Superior de Letras, em Lisboa, desistindo aquando da morte do pai, regressando aos Açores. Já em S. Miguel, dedicou-se, por mais de 30 anos, ao colégio Escola Minerva, que fundou e dirigiu. Faleceu a 25 de Dezembro de 1942. Vinte anos mais tarde, o centenário do seu nascimento é comemorado pelo Instituto Cultural de Ponta Delgada, que publica uma Antologia Poética do seu espólio, na qual também se registam grandes e muitos elogios que lhe foram feitos por personalidades reconhecidas na área das letras.
Para além desta iniciativa para assinalar o Dia da Poesia, também na Lagoa, mas realizada na Escola Secundária da Lagoa, a 21 de Março, às 14h30, numa organização conjunta entre a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira e a Escola Secundária da Lagoa, irá decorrer uma palestra a cargo de Júlio Tavares Oliveira. «Comemorando os 10 anos de vida literária: os desafios de um jovem escritor». De referir que o Dia Mundial da Poesia é comemorado, anualmente, a 21 de Março. A data foi implementada na 30.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999.

Edit Template
Notícias Recentes
Taxa turística em São Miguel adiada para 1 de Janeiro 2025
ANAC investiga nos Açores se há práticas anticoncorrencias na aviação
“Rotterdam” Hoje em Ponta Delgada com 2.500 Passageiros
Governo dá continuidade à estrutura de missão no âmbito da saúde mental
Normalizadas as ligações aéreas com o Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores