Edit Template

Manuel Augusto de Amaral recordado em palestra no Auditório Ferreira da Silva

O Auditório Ferreira da Silva irá receber, no dia 18 de Março, pelas 10h45, a palestra proferida por Malvina Sousa, sobre a vida e obra «O homem e o poeta», de Manuel Augusto de Amaral. Este evento está inserido nas comemorações do Dia Mundial da Poesia, que se celebra a 21 de Março.
Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal da Lagoa, através da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, em parceria com a Escola Básica Integrada de Água de Pau, e, embora direccionada para alunos do 9.º ano, pode ser assistida por todos os interessados.
A palestra está a cargo de Malvina Sousa, professora de profissão e escritora. Em 2011, publicou “Momentos” (poesia). Em 2014, participou na “Antologia de Poesia Contemporânea Entre o Sono e o Sonho, Volume V”, no “Poemário 2015” e na Antologia “O Silêncio da Solidão”. Em 2015, fez parte da Antologia “Memórias Esquecidas no Tempo.” Em 2019, publicou “Até que a violência nos separe” edição Letras Lavadas. Em 2023, integrou a maratona literária promovida pela Letras Lavadas.
A palestra dedicada a Manuel Augusto de Amaral irá focar os aspectos biográficos e o seu papel na sociedade, bem como as temáticas abordadas na sua obra, os estilos e géneros preferidos, as influências, as marcas da sua vida na sua escrita.
Manuel Augusto de Amaral nasceu em Água de Pau, a 29 de Agosto de 1862. Frequentou o Seminário de Angra do Heroísmo, e, posteriormente, o Curso Superior de Letras, em Lisboa, desistindo aquando da morte do pai, regressando aos Açores. Já em S. Miguel, dedicou-se, por mais de 30 anos, ao colégio Escola Minerva, que fundou e dirigiu. Faleceu a 25 de Dezembro de 1942. Vinte anos mais tarde, o centenário do seu nascimento é comemorado pelo Instituto Cultural de Ponta Delgada, que publica uma Antologia Poética do seu espólio, na qual também se registam grandes e muitos elogios que lhe foram feitos por personalidades reconhecidas na área das letras.
Para além desta iniciativa para assinalar o Dia da Poesia, também na Lagoa, mas realizada na Escola Secundária da Lagoa, a 21 de Março, às 14h30, numa organização conjunta entre a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira e a Escola Secundária da Lagoa, irá decorrer uma palestra a cargo de Júlio Tavares Oliveira. «Comemorando os 10 anos de vida literária: os desafios de um jovem escritor». De referir que o Dia Mundial da Poesia é comemorado, anualmente, a 21 de Março. A data foi implementada na 30.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1999.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara de Ponta Delgada investe 250 mil euros na requalificação de ruas nas Capelas
Padre açoriano ordenado no Canadá celebra missa nova nas Feteiras
Trabalhadores de terra da SATA decretam greve em Agosto e Setembro
“Tarifa Açores” mantém-se em 2024 e já beneficiou cerca de 1 milhão de passageiros
Oferta de casas para arrendar desceu 12% em Ponta Delgada no último ano
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores