Edit Template

PAN-Açores preocupado com as condições dos profissionais da Justiça na Região

O PAN/Açores reuniu, na passada Terça-feira, com o Sindicato dos Funcionários Judiciais, a fim de auscultar as principais reivindicações da classe.
No decorrer do encontro, segundo relata o PAN, “o Sindicato manifestou preocupações relativamente ao subfinanciamento do Estado para com o sector, que se traduz nomeadamente na precariedade dos salários, que não acompanham a subida da inflação e o aumento do custo de vida, sendo sucessivamente absorvidos pelo aumento do salário mínimo, tornando a carreira pouco atractiva, sobretudo para os profissionais que acabam de ingressar na profissão e são colocados nas comarcas com custo de vida mais caro, como é o caso dos Açores.”
A par disso, “os oficiais de Justiça são o “parente pobre” da Justiça, diz o PAN.
“Assistimos a um preocupante envelhecimento da classe. É, por isso, urgente rever a tabela salarial desta carreira e o seu estatuto, que carece de actualização há cerca de 10 anos. Melhorar os incentivos de fixação destes profissionais para as zonas mais carenciadas é, ainda, determinante para o eficiente e célere funcionamento da Justiça”, afirmou Dinarte Pimentel, cabeça-de-lista pelo círculo dos Açores.
No entendimento do candidato, é urgente alocar investimento a este sector, para resolver problemas basilares, associados à carência de funcionários, ao deficiente acesso para cidadãos com mobilidade reduzida e à necessidade de reabilitação de equipamentos e estruturas. Todavia, o Partido defende, também, a criação de um Tribunal da Relação para os Açores.
No entender do partido, esses factores favorecem o sucessivo empobrecimento da classe, sendo imperativo encontrar soluções que a valorizem, servindo, simultaneamente, como um incentivo de atractividade à profissão, lê-se numa nota enviada ao nosso jornal.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores