Edit Template

PAN-Açores preocupado com as condições dos profissionais da Justiça na Região

O PAN/Açores reuniu, na passada Terça-feira, com o Sindicato dos Funcionários Judiciais, a fim de auscultar as principais reivindicações da classe.
No decorrer do encontro, segundo relata o PAN, “o Sindicato manifestou preocupações relativamente ao subfinanciamento do Estado para com o sector, que se traduz nomeadamente na precariedade dos salários, que não acompanham a subida da inflação e o aumento do custo de vida, sendo sucessivamente absorvidos pelo aumento do salário mínimo, tornando a carreira pouco atractiva, sobretudo para os profissionais que acabam de ingressar na profissão e são colocados nas comarcas com custo de vida mais caro, como é o caso dos Açores.”
A par disso, “os oficiais de Justiça são o “parente pobre” da Justiça, diz o PAN.
“Assistimos a um preocupante envelhecimento da classe. É, por isso, urgente rever a tabela salarial desta carreira e o seu estatuto, que carece de actualização há cerca de 10 anos. Melhorar os incentivos de fixação destes profissionais para as zonas mais carenciadas é, ainda, determinante para o eficiente e célere funcionamento da Justiça”, afirmou Dinarte Pimentel, cabeça-de-lista pelo círculo dos Açores.
No entendimento do candidato, é urgente alocar investimento a este sector, para resolver problemas basilares, associados à carência de funcionários, ao deficiente acesso para cidadãos com mobilidade reduzida e à necessidade de reabilitação de equipamentos e estruturas. Todavia, o Partido defende, também, a criação de um Tribunal da Relação para os Açores.
No entender do partido, esses factores favorecem o sucessivo empobrecimento da classe, sendo imperativo encontrar soluções que a valorizem, servindo, simultaneamente, como um incentivo de atractividade à profissão, lê-se numa nota enviada ao nosso jornal.

Edit Template
Notícias Recentes
há 4 médicos por mil habitantes nos açores, abaixo da média nacional
Venda de carros novos dispara nos dois primeiros meses
Câmara de P. Delgada reforça em 60% verbas para as Juntas de Freguesia
Livro reúne testemunhos sobre os 50 anos do 25 de Abril nos Açores
Câmara Municipal de Ponta Delgada e Greenvolt entregam Bolsas de Mérito a alunos do ensino secundário
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores