Edit Template

Semana da Páscoa com subida de temperatura nos Açores e previsão de chuva

De acordo com o modelo da Meteored Portugal, um projecto nacional sobre informação meteorológica a nível mundial, “todas as unidades territoriais portuguesas vão registar anomalias de precipitação positivas na semana da Páscoa (25 a 31 de março)”.
Isto significa, assim, que estão previstas quantidades de chuva acima da média de norte a sul do continente, Açores e Madeira.
“Contudo, haverá algumas excepções, nomeadamente nos distritos de Setúbal, Faro e em vastas zonas do Alentejo, onde não se vislumbram desvios em relação à média climatológica de referência”, refere Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal.
“Os mapas revelam as anomalias mais acentuadas de chuva para as regiões que se situam, grosso modo, a oeste da Barreira de Condensação”, explica. Ou seja, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro e as metades ocidentais de Vila Real e Viseu.
As primeiras tendências para a Semana Santa sugerem “anomalias térmicas positivas”.
Isto significa que são esperadas “temperaturas superiores à média climatológica de referência na generalidade das unidades territoriais portuguesas”.
De acordo com a Meteored, esperam-se temperaturas até 1 ºC acima do normal em grande parte do continente e em quase todas as ilhas açorianas, ainda que estejam previstas exceções.
Quanto ao arquipélago da Madeira é esperada uma anomalia térmica ainda mais pronunciada, de até 3 ºC acima do habitual.
Tendo este panorama em conta, tudo parece apontar para um “tempo ligeiramente mais quente do que o normal na Semana Santa na grande maioria das regiões portuguesas”.

Edit Template
Notícias Recentes
Prisão Preventiva para suspeito de tráficode estupefacientes em Vila Franca do Campo
Rafaela Silva faz história como a primeira açoriana campeã nacional de kickboxing de ringue
Número de alojamentos turísticos licenciados nos Açores ultrapassa os 4.400 estabelecimentos
Presidente do Parlamento açoriano dirige missiva a Aguiar-Branco pedindo criminalização urgente de novas drogas sintéticas
População residente nos Açores estagnada e a envelhecer
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores