Edit Template

Semana da Páscoa com subida de temperatura nos Açores e previsão de chuva

De acordo com o modelo da Meteored Portugal, um projecto nacional sobre informação meteorológica a nível mundial, “todas as unidades territoriais portuguesas vão registar anomalias de precipitação positivas na semana da Páscoa (25 a 31 de março)”.
Isto significa, assim, que estão previstas quantidades de chuva acima da média de norte a sul do continente, Açores e Madeira.
“Contudo, haverá algumas excepções, nomeadamente nos distritos de Setúbal, Faro e em vastas zonas do Alentejo, onde não se vislumbram desvios em relação à média climatológica de referência”, refere Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal.
“Os mapas revelam as anomalias mais acentuadas de chuva para as regiões que se situam, grosso modo, a oeste da Barreira de Condensação”, explica. Ou seja, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro e as metades ocidentais de Vila Real e Viseu.
As primeiras tendências para a Semana Santa sugerem “anomalias térmicas positivas”.
Isto significa que são esperadas “temperaturas superiores à média climatológica de referência na generalidade das unidades territoriais portuguesas”.
De acordo com a Meteored, esperam-se temperaturas até 1 ºC acima do normal em grande parte do continente e em quase todas as ilhas açorianas, ainda que estejam previstas exceções.
Quanto ao arquipélago da Madeira é esperada uma anomalia térmica ainda mais pronunciada, de até 3 ºC acima do habitual.
Tendo este panorama em conta, tudo parece apontar para um “tempo ligeiramente mais quente do que o normal na Semana Santa na grande maioria das regiões portuguesas”.

Edit Template
Notícias Recentes
Desafios da gestão bancária em debate na Faculdadede Economia e Gestão da UAc com Gualter Furtado
Arrancam sessões de apoio aos jovens empreendedores em Ponta Delgada
A última entrevista da Presidente da SATA antes da demissão: “Se este concurso não avançar, o Governo tem até 2025 para concluir com outro concurso”
SITAVA pede ao Governoque “pare imediatamente”com privatização da SATA
Martins Goulart e Mota Amaral e a Lei Eleitoral
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores