Edit Template

OSP em concurso público por 45 milhões de euros

O concurso público para exploração dos serviços aéreos regulares, em regime de concessão, nas rotas Lisboa/Horta/Lisboa, Funchal/Ponta Delgada/Funchal, Lisboa/Santa Maria/Lisboa, Lisboa/Pico/Lisboa e Funchal/Terceira/Funchal foi lançado ontem pelo Governo da República, no valor de 45 milhões de euros por 5 anos.
Estas OSP terminam no final deste mês e estavam a ser realizadas pela Azores Airlines, por sua própria responsabilidade, uma vez que o concurso chega com mais de um ano de atraso.
Ainda há poucos dias o deputado do PSD à Assembleia da República, Paulo Moniz, pedia a conclusão “o mais rápido possível” para o concurso destas Obrigações de Serviço Público
. Lembrando que as OSP são de extrema importância económica para as três ilhas açorianas, Paulo Moniz apontou o dedo ao Governo da República do Partido Socialista pela “manobra de propaganda de lançar o concurso público em pleno período eleitoral, com um prazo de 62 dias para entrega de propostas”, sabendo que a actual concessão termina a 31 de Março.
Enquanto o concurso público não está concluído, a operadora regional terá de continuar a assegurar as ligações sem qualquer compensação estatal, o que configura uma “situação insustentável” para a Azores Airlines, diz Paulo Moniz.
Para o candidato da AD, a coligação “tem sempre alertado e batalhado para que o concurso público se concretize com sucesso e a SATA seja ressarcida pelo serviço prestado até agora. “Isto é uma conquista que, para a AD, não pode ter qualquer retrocesso”, indicou.
“O tempo que o Governo da República levou sem resolver este problema prejudica a SATA, porque esta presta o serviço sem receber o valor que lhe é devido. Pior, prejudica os Açores ao transmitir uma mensagem de instabilidade ao mercado, nomeadamente turístico”, finalizou.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores