Edit Template

Berta Cabral destaca turismo de aventura para combater sazonalidade

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou ontem a importância da visita aos Açores de uma delegação da Adventure Travel Trade Association (ATTA), a maior rede global de líderes de viagens de aventura.
A Visit Azores, responsável pela promoção externa da Região, organizou uma ‘fam trip’ (viagem de familiarização) para membros da ATTA com o objetivo de dar a conhecer as maravilhas naturais e as aventuras únicas das ilhas dos Açores, através de uma experiência imersiva e diferenciadora.
Esta ‘fam trip’ – que ocorre de 16 a 24 deMarço – vai oferecer aos membros da ATTA o contacto direto com as atividades, profissionais e recursos de excelência disponíveis na Região, demonstrando o que de melhor há para oferecer aos viajantes e operadores turísticos internacionais deste segmento de mercado.
Berta Cabral recorda “o potencial dos Açores no que respeita ao turismo de aventura”, sendo a prova disso mesmo a conquista de mais um galardão de “Melhor Destino de Aventura da Europa 2024”, atribuído pela organização World Travel Awards, o qual veio reforçar o prémio recebido em 2023 como “Melhor Destino de Aventura do Mundo”.
“A consolidação dos Açores como grande destino de aventura é um passo significativo para combater a sazonalidade”, diz a governante, para quem “o turismo de aventura, pela sua natureza e diversidade, é um dos produtos turísticos com melhor capacidade para atrair turistas durante todo o ano e os levar a explorar todo o território”.
A Secretária Regional adianta que “a realização desta ‘fam trip’ foi propositadamente organizada para este período de fim de Inverno, início de Primavera”.
E justificou: “queremos manifestamente afirmar a atractividade que os Açores têm em todas as estações do ano e a diversidade que podem oferecer consoante a meteorologia”.
Berta Cabral assinala, ainda, que “são cada vez mais as iniciativas que se realizam por todas as ilhas e que evidenciam o potencial e a importância do turismo de natureza e de aventura para o arquipélago”, em conjugação com a prática desportiva, cultural, científica e ambiental.
A ‘fam trip’ da ATTA aos Açores, sublinha a governante, “é uma iniciativa muito relevante da Visit Azores, uma vez que abrange um segmento de elevado valor, onde se tem conseguido ganhar notoriedade e valor de marca”.
“Estamos a falar de ‘buyers’ de mercados estratégicos para os Açores, nomeadamente dos Estados Unidos da América, Canadá, França e Reino Unido”, prosseguiu.
Durante a sua estadia nos Açores, os membros da ATTA experienciarão a vertente ativa e as oportunidades contemplativas do turismo nos Açores, com a exploração de trilhos, canyoning, e-biking, observação de cetáceos, visita a cavidades vulcânicas e o contacto com as ofertas turísticas e culturais das ilhas São Miguel, Faial, Pico e Terceira.
Além da visita a locais de interesse e património natural, está agendada a subida à montanha da ilha do Pico e a realização de experiências gastronómicas, de enoturismo e de ‘wellbeing’.
A ATTA é o maior representante privado do mundo no segmento do turismo de aventura, contando com uma comunidade superior a 30.000 associados, incluindo guias, operadores turísticos, alojamentos turísticos, agentes de viagem, agências de promoção turística, organizações de marketing e gestão de destinos, formadores, empresas de equipamento especializado e canais de media especializados em viagens e turismo.
‘Fam trips’ são um dos meios de promoção turística internacional, consistindo em viagens de familiarização, organizadas com o propósito específico de dar a conhecer, de forma direta, a agentes especializados (incluindo promotores e operadores turísticos) um destino e a sua oferta turística.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores