Edit Template

Câmara de Ponta Delgada aprova plano integrado para a Acção Climática

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, vai avançar com uma estratégia integrada para a adaptação e mitigação dos efeitos das alterações climáticas, tendo já aprovado, por unanimidade e em reunião ordinária, a abertura de um período de consulta pública da proposta do Plano Municipal de Acção Climática (PMAC).
O PMAC visa sobretudo aumentar o conhecimento sobre o clima e impactos climáticos no município, reforçar a resiliência do território perante as alterações climáticas e promover a sensibilização, mobilização e envolvimento da comunidade local nos desafios da acção climática.
No caso específico de Ponta Delgada, o documento de trabalho reúne um conjunto de 36 medidas e apresenta-se distribuído por sete eixos estratégicos, constituindo-se como uma linha orientadora para as acções a implementar quer pela autarquia, quer por entidades públicas e privadas com responsabilidades em matéria ambiental.
Trata-se, portanto, de um plano estratégico colaborativo e agregador que partilha compromissos, medidas e metas a atingir com entidades públicas e privadas que desenvolvem actividade no sector ambiental.
Refira-se que a proposta de plano foi sujeita a um período de consulta pública por opção do próprio município, pretendendo reunir contributos mais amplos da população que possam servir para enriquecer o documento.
O período de consulta pública arranca este sábado (6 de Abril), podendo nele participar os cidadãos e as entidades públicas e privadas de Ponta Delgada. Terminado o período de auscultação e participação, a proposta será submetida à apreciação da Assembleia Municipal de Ponta Delgada, na sua próxima reunião.
A elaboração do Plano Municipal de Acção Climática decorre da promulgação da Lei de Bases do Clima (Lei n.º 98/2021, de 31 de Dezembro) que veio definir objectivos, princípios e responsabilidades para os diferentes níveis de governança, visando reforçar a acção climática através de políticas públicas, nomeadamente ao nível municipal. A iniciativa surge também enquadrada com os compromissos ambientais assumidos pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, que faz parte, desde 2021, do Acordo de Cidade Verde, integrando actualmente o lote de 27 cidades nacionais aderentes e sendo a única autarquia das regiões autónomas portuguesas a subscrevê-lo.
Além disso, no ano de 2022, assinou a Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas com a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), comprometendo-se a avançar com medidas no sector das águas municipalizadas, das quais se destacam a melhoria da eficiência energética e hídrica e o reforço de campanhas de sensibilização junto da população do concelho.

Edit Template
Notícias Recentes
SATA inicia novas rotas no Sábado - André Gomes, Presidente do Turismo do Algarve
Idade da reforma vai subir para os 66 anos e 7 meses em 2025
HDES já pode fazer pagamentos para acomodar prejuízos do incêndio
Bolieiro diz que não há défice de investimento em São Miguel
Aeroporto de P. Delgada considerado como das piores opções para o verão
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores