Edit Template

“Conversa da Diáspora” regressam com “novos açorianos”

A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, vai arrancar com a sexta temporada da iniciativa “Conversas da Diáspora”, desta vez dedicada aos novos açorianos, isto é, a cidadãos nacionais de países terceiros a residir no arquipélago, que se encontram plenamente integrados na sociedade açoriana.
Depois das primeiras cinco séries desta actividade, dedicadas sucessivamente às Casas dos Açores, aos Conselheiros da Diáspora Açoriana, às organizações comunitárias de serviço social, aos órgãos de comunicação social que servem as comunidades açorianas dos Estados Unidos da América e do Canadá e às entrevistas biográficas com personalidades nascidas nos Açores que se afirmaram fora de Portugal, as “Conversas da Diáspora” dão agora a conhecer a história de vida de cidadãos de várias nacionalidades que escolheram os Açores para viver.
O convidado da sessão de estreia, agendada para as 18h00 do dia 15 de Abril, é Paulo Mendes, cofundador e primeiro Presidente da AIPA – Associação dos Imigrantes Açores. Nasceu em Cabo Verde e vive nos Açores desde 1997. É licenciado em Sociologia e pós-graduado em Ciências Sociais pela Universidade dos Açores e Doutorando em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa. Foi vereador da Cultura e Ac ção Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada e fundador da Plataforma das Estruturas Representativas das Comunidades de Imigrantes em Portugal. Os dois convidados seguintes serão os seus dois sucessores na presidência da AIPA, nomeadamente, Cristina Borges, natural de Angola, transmitida no dia 22 de Abril, e Leoter Viegas, nascido em São Tomé Príncipe, a 29 de abril.
Este novo ciclo de sessões, à semelhança dos anteriores, é transmitido em direto na página Comunidades Açores, presença oficial da Direção Regional das Comunidades na rede social Facebook, todas as segundas-feiras, pelas 18h00 dos Açores, com uma duração aproximada de 30 minutos.

Edit Template
Notícias Recentes
Produtores e Industriais das pescas criticam Lotaçor por praticar preços superiores à congénere madeirense
Menos pescado e menos valor descarregados em Maio nos portos dos Açores
Insolvências subiram 117% em Ponta Delgada nos primeiros 5 meses deste ano
O melhor do nacional de surf é já depois de amanhã na Ribeira Grande
Bolieiro diz que incêndio deve ser encarado como oportunidade para tornar HDES numa “referência”no país
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores