Edit Template

Açoriano eleito director da Faculdade de Economia de Coimbra

A Assembleia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) elegeu, por unanimidade, como seu novo Director, José Manuel de Oliveira Mendes, Professor Catedrático desta instituição de ensino superior, natural dos Açores.
A eleição foi concretizada na sequência da apresentação à comunidade académica do seu Programa de Acção, intitulado “Agir no presente para construir a FEUC do futuro”, segundo noticia o Diário de Coimbra.
Sociólogo de formação e docente da FEUC há 32 anos, José Manuel Mendes nasceu na Praia da Vitória (ilha Terceira) em 1963.
Detém uma longa experiência lectiva, de investigação, de prestação de serviços à comunidade e de ocupação de cargos de Gestão.
Após o seu Doutoramento (concluído em 2000, na FEUC) foi membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico da FEUC (2004-2006), da Secção de Bolonha da Comissão Coordenadora do Conselho Científico (2006), da Assembleia da FEUC (2017-2019) e do Conselho Científico da FEUC (desde 2020).
É actualmente coordenador do Núcleo de Sociologia, tendo assumido esse papel em diversas ocasiões (2004-2006; 2019-2020; desde 2021).
Foi ainda coordenador da Licenciatura em Sociologia (2017-2019) e seu cocoordenador (2004-2006).
É coordenador de vários cursos de segundo e terceiro ciclo: desde a sua fundação, coordena o Mestrado em “Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos” e o Doutoramento em “Território, Risco e Políticas Públicas”. É ainda coordenador de outros três programas de Doutoramento: “Governação, Conhecimento e Inovação”, “Pós-colonialismos e Cidadania Global” e “Sociologia”.
É investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), onde tem trabalhado nas áreas do risco, vulnerabilidade social, desastres e crise climática, planeamento, políticas públicas e cidadania.
Tem uma vasta obra publicada, nacional e internacional.
É ainda coordenador do Observatório do Risco (OSIRIS), sediado no CES, e foi Diretor da Revista Crítica de Ciências Sociais (2015-2024).
A tomada de posse do novo director da FEUC ainda não tem data conhecida.

Edit Template
Notícias Recentes
Mais um concurso polémico : Concorrente que venceu exploração das Termas do Carapacho, leva Governo a Tribunal
Aeroportos dos Açores são dos que registam mais atrasos
PSD propõe grupo de trabalho para mudar subsídio de mobilidade
PS defende anulação do processo de privatização da SATA
José Pacheco é o candidato do Chega-Açores às eleições para o Parlamento Europeu
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores