Edit Template

3 Exercícios para lidar com a ansiedade

A ansiedade é a reação do nosso corpo a uma situação de perigo ou incerteza. Os seus efeitos, embora desagradáveis, estão a preparar-nos para lutar ou fugir desse perigo. Um nível moderado de ansiedade pode ser útil para o nosso desempenho, porém, à medida que a ansiedade excede um nível ideal, pode afetar-nos negativamente. Por exemplo, se tenho um exame amanhã e não estou preparada, ajuda perder o sono e ficar mais vigilante para me aplicar no que tenho de estudar. Mas se for em demasia, pode impedir-me de comparecer ao próprio exame.
Embora existam várias formas de lidar com a preocupação e a ansiedade, o comportamento excessivamente cauteloso, o perfeccionismo e a elevada exigência pessoal, podem aumentar a pressão que colocamos em nós e evoluir para uma perturbação de ansiedade, um dos problemas de saúde mental mais frequentes em Portugal. Dentro deste tipo de perturbações, podemos diferenciar várias: Fobia Específica, Fobia Social, Perturbação de Pânico e Perturbação de Ansiedade Generalizada, entre outras.
Costuma dizer-se que ansiedade é a doença da mente que vive no futuro, isto porque é frequentemente uma reação aos meus pensamentos sobre o que pode vir acontecer. Assim, deixo-lhe três sugestões para lidar com níveis moderados de ansiedade:

  1. Identifique o gatilho da ansiedade e pergunte-se: Isto é perigoso ou desagradável? Se a sua cabeça compreender que não há perigo, o corpo já não necessita de se preparar e a sintomatologia diminui;
  2. Tente focar-se no momento presente através da respiração: procure acalmar-se inspirando e expirando lentamente. Deixe o problema e a sua resolução por algum tempo e traga a sua atenção para o “aqui e agora” e para a forma como está a respirar. O distanciamento pode trazer uma maior clareza de pensamento;
  3. Experimente a técnica de grounding, que consiste em identificar:
    5 coisas que vejo (mesa, cadeira, etc.).
    4 coisas que toco (cabelo, mesa, camisola).
    3 coisas que ouço (som dos carros, do ar condicionado, de pessoas)
    2 coisas que cheiro (o cheiro do seu animal de estimação ou do seu perfume)
    1 paladar (o gosto da sua boca ou de um rebuçado)
    No final, veja como se sente. Se considera que a sua ansiedade vai além do que é normal procure ajuda junte de um/a psicólogo/a pois este problema é tratável.
    Fique bem, pela sua saúde e a de todos os açorianos!
    Um concelho da delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
  4. Joana Amen*

*Psicóloga clínica, psicoterapeuta e Vogal da Direção da Delegação Regional
dos Açores da OPP

Edit Template
Notícias Recentes
Há 65 casas de luxo para venda em S. Miguel e com grande procura
Empresários de S. Miguel criticam governo por falta de medidas na área económica
Deputado do Chega Miguel Arruda constituído arguido e partido quer explicações
Vasco Cordeiro condecorado pelo Presidente da República
700 pescadores açorianos vão receber 415 euros por paragem devido ao mau tempo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores