Agostinho Ferreira Leite, ex-sócio e administrador da Lacto Açoriana, completa 100 anos de idade.
Nasceu a 30 de Abril de 1924, em Lordelo-Vila Chã, concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro.
Veio para os Açores, para a então Vila da Ribeira Grande, Ilha de São Miguel, em finais de Outubro de 1955, acompanhado de sua esposa e filho mais velho, no então chamado “paquete“ Sete Cidades, para fazer parte da Administração da Lacto Açoreana, assumindo o cargo de Diretor da Produção, havendo já um outro Sócio/Administrador na área Comercial e Financeira.
A situação da Empresa não estava bem, com problemas a nível do fabrico do queijo e com prejuízo, chegando mesmo os sócios a ponderarem o encerramento da mesma.
Convém informar que os dois sócios que cá estavam, eram os representantes de um grupo de sócios do Continente Português, maioritariamente residentes em Vale de Cambra.
Conta que houve até alguém que lhe chegou a dizer: “Agostinho, nem sabe onde se vai meter!!!”.
Com os seus conhecimentos já adquiridos na produção de queijo e manteiga, ensinados pelo seu pai José Soares Ferreira, também Técnico de Produção na Lacto Lusa, Lda em Vale de Cambra, decidiu e bem, embarcar nesta aventura.
Criou uma receita do queijo Terra Nostra, dando origem ao tão conhecido queijo que em vários anos arrecadou 1ºs prémios e menções honrosas em vários concursos nacionais de queijo. Foi também o criador dos queijos: Realtipo prato, Açor-tipo Ilha, do queijo Serrano (mais conhecido como queijo Vaquinha), supervisionava o fabrico da manteiga Atlântida, do Leite em Pó Açor, do soro em pó e também chegou a produzir leite em pó para bébés (Açor, Bébé e Nutriaçor que por burocracia teve de desistir face à concorrência duma multinacional ).
Há que salientar que tinha a seu cargo uma equipa de inúmeros funcionários que desde sempre o ajudaram e apoiaram, desde a Fabricação até à Expedição dos produtos, os quais sempre os teve em consideração. Abandonou a carreira e regressou a Vale de Cambra em Junho de 1991, onde reside actualmente. É irmão de Manuel Ferreira Leite conhecido como o criador do queijo Limiano. Um grupo de amigos endereça-lhe os votos de parabéns com muita saúde, a que se associa o “Diário dos Açores”.