Edit Template

Enfermeiros da Macaronésia reunidos em P. Delgada

Está a decorrer no auditório IX da Universidade dos Açores, as III Jornadas Académicas de Enfermagem da Macaronésia.
O evento formativo é organizado pela Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores, em conjunto com a Universidade de Las Palmas de Gran Canária, a Universidade de Santiago de Cabo Verde e a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny da Madeira.
Conta com cerca de 700 inscritos dos 4 arquipélagos, que terão a oportunidade de refletir sobre temáticas prementes da Saúde Global e Planetária, nomeadamente os desafios que se colocam em matéria dos Contextos de Saúde e Ambiente, Migrações e Saúde e Multiculturalidade e Saúde. Também se refletirá sobre “Os Enfermeiros – o nosso futuro. O poder económico do cuidado”, tema proposto pelo Conselho Internacional de Enfermagem para as comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro.
A 21 de Outubro haverá lugar a um evento social, destacando-se – O concerto ENFERMEIROS QUE (EN)CANTAM. Será um encontro musical de alguns enfermeiros desta região que, para além da sua atividade profissional se dedicam, enquanto agentes culturais, à interpretação e divulgação da música portuguesa e açoriana.
Tendo como Pivot a cantora Helena Oliveira, que nos leva nesta viagem, e como participantes as cantoras Bárbara Moniz, Maria João Vaz do Rego e Raquel Dutra é um evento musical pensado para prestar tributo a alguns dos muitos autores que povoam os nossos horizontes musicais e que, desde o povoamento, até às últimas décadas têm emprestado a sua genialidade artística e cultural à região. A acompanhá-las nesta viagem, três músicos de eleição do panorama regional: Carlos Frazão ao piano e direcção musical; Mike Ross no contrabaixo; Ricardo Melo na viola da terra. É uma tripla viagem: pelas diferentes ilhas dos Açores e desde as raízes da música tradicional até à música composta na contemporaneidade, estabelecendo-se ainda ligações entre o continente e as ilhas, num movimento contínuo, que é também o dos seus autores e compositores, em que os poemas e os temas nascem desta necessidade de partir e do desejo de permanecer na ilha.

Edit Template
Notícias Recentes
“As ONG têm ganho uma enorme importância na resposta aos desafios urgentes que o oceano enfrenta”
Peixes com comportamento anómalo à tona de água nas Flores e Corvo
Caldeira Velha já está em condições de reabrir
Minibuses gratuitos em Ponta Delgada de 16 a 22 de Setembro
“Noites de Verão” terminam hoje em P. Delgada com actuação dos HMB
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores