O jornalista, editor e investigador José Soares lança o seu mais recente livro “Peixe do Meu Quintal — Lusologias”, no dia 24 de Abril, às 18h00, no Museu Militar dos Açores — Forte de São Brás, em Ponta Delgada, com edição Letras Lavadas.
Condensando em livro as crónicas incisivas, acutilantes, contundentes que o tornaram procurado semanalmente, pode dizer-se que em “Peixe do Meu Quintal” estamos perante um compêndio que envolve sociologia, politologia, mas, sobretudo, um valioso contributo ao Jornalismo na sua forma livre e desprendida de praticar a Democracia.
Neste livro deu-se a supremacia ao relato histórico já publicado em diversos órgãos da Comunicação Social, condensando num único volume esse pedaço de História que releva de um tempo e contexto próprios. Tal como aconteceu no primeiro volume “Crónica dos Regressos” (Calendário de Letras, 2014), o autor analisa, descreve ou critica, numa perspectiva puramente jornalística, tentando ir ao encontro do que seria a opinião geral do momento.
Fruto do convívio social permanente, auscultando, perscrutando, indagando, o autor tenta dar voz a essas mesmas ansiedades e receios sociais. Usando em muitos casos a sua própria experiência de vida, o autor delega, como tudo o resto, qualquer ‘verdade absoluta’ da sua parte. Fica, no entanto, o registo histórico de mais um exemplo descritivo da transição do século XX ao XXI, vivido e experimentado numa vida recheada de acontecimentos que marcaram as últimas décadas.
No livro que será apresentado por Pedro Almeida Maia, constata-se, sobretudo, o espírito genuíno da Liberdade, conquistada a partir daquele 25 de Abril de 1974. O seu lançamento na véspera que perfaz 50 anos desse dia, mais não é do que a expressão e continuidade da vontade de todos aqueles que o desejaram há muito. Os pedaços d’Ilhas retratados neste livro, espelham bem a livre expressão que contrasta com algumas crónicas do autor, escritas em 1970 no “Correio dos Açores”, depois de censuradas pela PIDE.