Edit Template

Lançamento do livro “Peixe do Meu Quintal — Lusologias” de José Soares a 24 de Abril, em Ponta Delgada

O jornalista, editor e investigador José Soares lança o seu mais recente livro “Peixe do Meu Quintal — Lusologias”, no dia 24 de Abril, às 18h00, no Museu Militar dos Açores — Forte de São Brás, em Ponta Delgada, com edição Letras Lavadas.
Condensando em livro as crónicas incisivas, acutilantes, contundentes que o tornaram procurado semanalmente, pode dizer-se que em “Peixe do Meu Quintal” estamos perante um compêndio que envolve sociologia, politologia, mas, sobretudo, um valioso contributo ao Jornalismo na sua forma livre e desprendida de praticar a Democracia.
Neste livro deu-se a supremacia ao relato histórico já publicado em diversos órgãos da Comunicação Social, condensando num único volume esse pedaço de História que releva de um tempo e contexto próprios. Tal como aconteceu no primeiro volume “Crónica dos Regressos” (Calendário de Letras, 2014), o autor analisa, descreve ou critica, numa perspectiva puramente jornalística, tentando ir ao encontro do que seria a opinião geral do momento.
Fruto do convívio social permanente, auscultando, perscrutando, indagando, o autor tenta dar voz a essas mesmas ansiedades e receios sociais. Usando em muitos casos a sua própria experiência de vida, o autor delega, como tudo o resto, qualquer ‘verdade absoluta’ da sua parte. Fica, no entanto, o registo histórico de mais um exemplo descritivo da transição do século XX ao XXI, vivido e experimentado numa vida recheada de acontecimentos que marcaram as últimas décadas.
No livro que será apresentado por Pedro Almeida Maia, constata-se, sobretudo, o espírito genuíno da Liberdade, conquistada a partir daquele 25 de Abril de 1974. O seu lançamento na véspera que perfaz 50 anos desse dia, mais não é do que a expressão e continuidade da vontade de todos aqueles que o desejaram há muito. Os pedaços d’Ilhas retratados neste livro, espelham bem a livre expressão que contrasta com algumas crónicas do autor, escritas em 1970 no “Correio dos Açores”, depois de censuradas pela PIDE.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina Clara vai actuar no Teatro Micaelense: “Conheço a música açoriana e guardo surpresa para o dia do concerto”
Ribeiragrandenses reúnem-se nos EUA
Emigrantes dos EUA angariam 19 mil dólares para a Lira do Rosário da Lagoa
“Diálogos Lusitanos” é o novo livrode Onésimo Almeida
Azores Airlines com dois voos semanais P. Delgada-Montreal no Inverno
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores