Edit Template

Açores recebem 332 candidaturas ao PRR para inovação de produtos agrícolas

O Governo dos Açores recebeu 332 candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para apoio à inovação de produtos, transição verde e digital, destinados à reestruturação das explorações agrícolas.
Segundo uma nota divulgada pelo Executivo açoriano, as candidaturas a esta acção, que conta com uma dotação orçamental de quatro milhões de euros, decorreram até 31 de Março, sendo elegíveis pessoas singulares ou colectivas que se dediquem à produção agrícola primária.

Superadas as expectativas

Citado na nota, o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação revela que as candidaturas ao regime de apoio à inovação de produtos e processos de produção e organização, à transição verde e à transição digital, destinados à restruturação das explorações agrícolas, no âmbito do PRR, “superaram largamente as expectativas”, com a entrada de 332 candidaturas.
Para António Ventura, este volume de candidaturas “é um reflexo claro da vitalidade e dinamismo da agricultura açoriana pela inovação produtiva, transição verde e digital”.
“Isto significa que a agricultura está a modernizar-se, a ajustar-se às novas tecnologias como base para uma maior agroprodutividade regional”, realça o governante.

Candidaturas
vão ser analisadas

O responsável pela pasta da agricultura nos Açores explica ainda que a fase seguinte prevê “a análise pormenorizada” das candidaturas com base nos objectivos estratégicos definidos para este concurso”.
Os três objectivos estratégicos deste aviso são a valorização e diversificação da produção agrícola, com elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, a transição verde do sector agrícola e a transição digital, incidindo, nomeadamente, sobre a digitalização da gestão técnico-económica das explorações e o comércio electrónico.
Essa componente do PRR prevê o investimento “Relançamento Económico da Agricultura Açoriana”, o qual visa contribuir para “a resiliência e o crescimento sustentável do potencial produtivo regional”, explica o Executivo regional.
O objectivo é ainda “atenuar o impacto económico e social da crise no sector agrícola e agroalimentar dos Açores e contribuir para a dupla transição climática e digital”, acrescenta.

Edit Template
Notícias Recentes
Taxa de crimes contra as pessoas atinge nos Açores o valor mais alto desde 2015
José Manuel Bolieiro lamenta morte de Francisco Pinto Balsemão - “Foi sempre um homem compreensivo da Autonomia Política das Regiões Autónomas”
APAV promove debate sobre o impacto da violência interparental nas crianças e jovens
Detido suspeito do crime de ameaça agravada, com recurso a uma arma branca contra agente de autoridade na Ribeira Grande
Preço mediano das casas vendidas nos Açores foi de 1.409 euros por metro quadrado
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores