Edit Template

Festas do Senhor Santo Cristo arrancam hoje com arrematação de gado

As Festas do Senhor Santo Cristo arrancam hoje, conforme o seu programa oficial, pelas 8 horas, com a recepção das ofertas de gado junto ao redondel da Associação Agrícola de S. Miguel, em Santana.
Duas horas depois haverá a arrematação do gado no mesmo local.
A parte religiosa das festas começa na Terça-feira, às 18 horas, com o tríduo preparatório, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com pregação pelo padre jesuíta José Frazão Correia, ocorrendo o mesmo programa na quarta e quinta feira.
Na Sexta-feira, 3 de Maio, um dos dias maiores, haverá, pelas 8 horas, missa no Santuário do Senhor Santo Cristo, seguindo-se outra missa às 9 horas e, às 11 horas, na Igreja de S. José, terá lugar a Missa dos Doentes, pelo Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, seguindo-se uma visita ao Santuário do Senhor Santo Cristo.
Às 21 horas haverá a tradicional inauguração da iluminação decorativa da fachada do Santuário, com execução do Hino do Senhor Santo Cristo, pela banda Harmonia Mosteirense, seguido de desfile pela charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.
Às 21h30m terá lugar a abertura do bazar e arraial, com concerto pela banda Harmonia Mosteirense.

Sábado da Mudança
da Imagem

No sábado, dia 4 de Maio, às 8 horas, haverá Missa dos Romeiros, às 9h Missa no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, às 09:30 –Missa no Hospital Divino Espírito Santo, Presidida pelo Senhor Bispo, da Diocese de Angra, D. Armando Esteves Domingues.
Às 16:20 o Provedor bate na Porta Regral com Te Deum, seguindo-se a Procissão da Mudança, saída da Imagem, passando em frente à Guarda de Honra prestada por uma companhia do Exército e Banda da Zona Militar dos Açores (16h45), com salva por uma corveta da Marinha. (O percurso da Mudança da Imagem far-se-á no sentido dos últimos anos: arruamentos N-S, E-W, S-N e W-E do Campo de S. Francisco).
Às18:00 Sermão pelo Bispo de Stockton, D. Myron Cotta seguindo-se às 19:00 Mudança da Imagem do Adro para Igreja de São José, 19:30 Missa em São José Presidida pelo pároco, padre Duarte Melo, 20:00 Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres, 21:00/22:15 Arraial e concerto pela Sociedade Recreio de Instrução e Recreio os Artistas, 22:30 Espectáculo de fogo-de-artifício a partir da Muralha da Doca, 22:45/00.00 Concerto pela Banda Lira de Nª. Sª. da Oliveira.

Domingo Dia Maior

No Domingo, dia 5 de Maio, dia maior das Festas, começa às 00:00 com Missa em S. José. Presidida pelo Bispo, da Diocese de Angra, D. Armando Esteves Domingues.
Após a Missa segue-se o Inicio da Vigília em Honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres
06:00 – Alvorada com salva de morteiros Missa dos Peregrinos
08:00 –Missa em Inglês na Igreja de São José presidida pelo padre Larry Machado
09:15 – Saída da Imagem da Igreja de São José para o adro do Santuário
09:30 – Solene Concelebração Eucarística, no Adro do Santuário, com a presença da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, presidida pelo Bispo de Stockton, D. Myron Cotta
12:00 ás 14:00 – Período de veneração de Imagem no Santuário exposta na Porta Principal
15:30 – Saída do Guião da Procissão que percorrerá o trajeto habitual
16:30 – Saída da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres
21:45 – Recolha da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres ( Porta Regral )
22:00 – Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres
22:30/23:30 – Arraial e Concerto pela Sociedade Recreio de Instrução e Recreio os Artistas.

Na segunda há cantigas
ao desafio

Na Segunda-feira, dia 6 de Maio, 11:00 – Concelebração Eucarística aplicada pelas intenções da Mesa da Irmandade e seus colaboradores Presidida Bispo, da Diocese de Angra, D. Armando Esteves Domingues.
14:00/17:45 – Cantigas ao Desafio
14:30 – Arrematação de ofertas e pequenos animais domésticos
15:00 – Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres
21.00– Arraial
21:30/23:00 – Concerto por Raquel Dutra
Na Terça-feira, dia 7 de Maio:
21.00– Abertura do Bazar, Arraial
21:30/23:00 –Concerto pelo Trio Origens(Grupo de Violas da Terra e Violino)
Quarta-feira, dia 8 de Maio:
21.00– Abertura do Bazar, Arraial
21:30/23:00 – Concerto pela Banda Filarmónica Lira de Nª. Sª. da Estrela
Quinta-feira, dia 9 de Maio:
17:00 – Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres
18:00 – Encerramento das festas religiosas do Senhor Santo Cristo dos Milagres – Solene Concelebração em honra da Madre Teresa da Anunciada, presidida pelo Reitor do Santuário, Cónego Manuel Carlos.
21:30/24:00 – Arraial e concerto de encerramento das Festas de 2024 pela Banda da Zona Militar dos Açores.

Bispo da Califórnia preside e haverá missa em inglês

O reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo convida todos a “participar na festa”, este ano presididas por um bispo norte-americano, descendente de açorianos.
“A Igreja é para todos. Todos são convidados a participar na festa, todos são chamados a prestar a sua homenagem ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, porque importa que todos caminhamos juntos e com empenho na construção do mundo melhor”, disse o cónego Manuel Carlos Alves, na conferência de imprensa, fazendo “eco das palavras do Papa Francisco” na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.
As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres vão ser presididas pelo bispo de Stockton, diocese no estado norte-americano da Califórnia, D. Myron Cotta.
O responsável católico, que nasceu nos Estados Unidos, é filho de açorianos e é o 20.º bispo de origem açoriana nos EUA.
No programa destaca-se também uma Missa em língua inglesa, no domingo dia 5, às 08h00 locais, na igreja paroquial de São José, “para turistas e alguns imigrantes que tenham dificuldade de entender o português”.
Na noite de Sábado, a imagem do Senhor Santo Cristo, após a procissão da mudança, vai ficar na igreja Paroquial de São José, para a Vigília Noturna, e “serão convidados movimentos eclesiais para a animação e oração”.

Exposição de Artesanato
abre na sexta

A Expo Açores Artesanato, promovida pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), arranca no dia 3 de maio no âmbito das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada.
Esta edição marca o início da nova temporada de feiras locais de artesanato associadas às principais festividades de Verão da Região e conta com a participação de 56 artesãos das ilhas de São Miguel, Terceira, Flores, Pico e Faial, entre os quais 16 Unidades Produtivas Artesanais com produtos certificados pela marca colectiva “Artesanato dos Açores”.
A Expo Açores Artesanato Santo Cristo 2024 vai estar integrada na Feira da Indústria, Comércio e Serviços dos Açores (FICSA), promovida pela Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e que decorre na Alameda Pavilhão do Mar, nas Portas do Mar.
O certame pode ser visitado de 3 a 9 de Maio com o seguinte horário: das 18h00 às 00h00 no dia 3 de maio; das 16h00 às 00h00 nos dias 4, 5, 6 e 9 de Maio; e das 18h00 às 23h30 nos dias 7 e 8 de Maio.
O ciclo de feiras Expo Açores Artesanato segue, depois, para as Sanjoaninas, na Terceira, de 21 a 30 de junho; para a Semana Cultural das Velas, em São Jorge, de 4 a 7 de Julho; para as Festas da Calheta, também em São Jorge, de 12 a 15 de Julho; para as Festas da Praia, na Terceira, de 2 a 11 de Agosto; para a Semana do Mar, no Faial, de 2 a 11 de gosto.
Ainda no mês de Agosto, a Expo Açores Artesanato vai estar na festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na Graciosa, de 8 a 13 de agosto, e na Semana dos Baleeiros, no Pico, de 19 a 25 de gosto, fechando com a Feira de Natal de 4 a 8 de Dezembro em São Miguel.

Edit Template
Notícias Recentes
HDES monta “solução robusta” para pôr a funcionar o hospital por fases
13% dos pensionistas continua a trabalhar depois de reformado
Ordem dos Médicos elogia resposta no HDES
Doente transferido para a Madeira teve que ser operado
Insolvências disparam em P. Delgada no quadrimestre
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores