Isabel Teixeira congratulou-se com o assinar da consignação da empreitada da requalificação da estrada transversal de São Jorge, a ligação entre o norte e sul daquela ilha, numa extensão de cerca de 13 km, entre a Urzelina e Santo António.
A deputada socialista, eleita pela ilha de São Jorge, considera este passo “positivo”, embora tenha sido dado “tardiamente” pelo Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM), que “poderia ter sido muito mais rápido no arranque da obra”.
“Foram precisos mais de três anos para que este Governo da coligação PSD/CDS/PPM consignasse a obra, pese embora o anterior Governo Regional do PS tenha assegurado as verbas necessárias no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e já estivesse a fazer o levantamento para o planeamento da obra”, lembrou Isabel Teixeira.
A parlamentar socialista realçou que este é investimento de 7 milhões de euros mais IVA que, “por ser assente em fundos do PRR, tem uma baliza temporal curta para ser implementado e com os atrasos que vínhamos a verificar – e para os quais alertámos bastas vezes – chegámos a temer que esta fosse mais uma oportunidade desperdiçada” para a ilha de São Jorge.
“O Governo Regional do PS já tinha delineado esta situação, o Partido Socialista considera esta obra de muito elevada relevância para a ilha de São Jorge e foi por isso que a inscreveu no PRR, logo em 2020. Chegámos a meados de 2024 e a obra vai, finalmente, avançar. O que é positivo, embora tardio”, frisou.
Isabel Teixeira afirmou esperar, agora, que “não haja derrapagens orçamentais, nem de prazo de conclusão, uma vez que estamos a falar de cerca de dois anos para concretizar esta obra” que “deve ser disponibilizada aos jorgenses e a quem nos visita tão rapidamente quanto possível”.
“Esta é uma obra que melhora as ligações norte a sul da ilha de São Jorge. Isto é benéfico para os jorgenses, mas também para o turismo e para a agricultura, uma vez que muitas explorações são servidas por esta via. Naturalmente, o PS não poderia deixar de mostrar o seu agrado pelo avançar de um processo iniciado por um Governo Regional socialista”, finalizou a deputada do PS eleita pela ilha de São Jorge, Isabel Teixeira.