Edit Template

Milhares de Peregrinos esperados hoje para a mudança da imagem

Milhares de peregrinos são esperados hoje em Ponta Delgada para a tradicional Mudança da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, ao redor do Campo de S. Francisco.
O programa de hoje começa às 8 horas, com Missa dos Romeiros, depois Missa no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres às 9h e meia hora depois Missa no Hospital Divino Espírito Santo, presidida pelo Bispo, da Diocese de Angra, D. Armando Esteves Domingues.
Às 16h20m o Provedor bate na Porta Regral com Te Deum, seguindo-se a Procissão da Mudança, saída da Imagem, passando em frente à Guarda de Honra prestada por uma companhia do Exército e Banda da Zona Militar dos Açores (16h45m), com salva por uma corveta da Marinha.
O percurso da Mudança da Imagem far-se-á no sentido dos últimos anos: arruamentos N-S, E-W, S-N e W-E do Campo de S. Francisco.
Às 18h Sermão pelo Bispo de Stockton, D. Myron Cotta, seguindo-se às 19h Mudança da Imagem do Adro para Igreja de São José, 19h30m Missa em São José Presidida pelo pároco, padre Duarte Melo, 20h Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres, 21h/22h15m Arraial e concerto pela Sociedade Recreio de Instrução e Recreio os Artistas, 22h30m Espectáculo de fogo-de-artifício a partir da Muralha da Doca, 22:45/00.00 Concerto pela Banda Lira de Nª. Sª. da Oliveira.

Amanhã há missa solene
no adro do Santuário

Amanhã, dia maior das Festas, haverá às 00:00 Missa em S. José, presidida pelo Bispo da Diocese de Angra, D. Armando Esteves Domingues.
Após a Missa segue-se o início da Vigília em Honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Segue-se o seguinte programa:
06:00 – Alvorada com salva de morteiros Missa dos Peregrinos
08:00 –Missa em Inglês na Igreja de São José presidida pelo padre Larry Machado
09:15 – Saída da Imagem da Igreja de São José para o adro do Santuário
09:30 – Solene Concelebração Eucarística, no Adro do Santuário, com a presença da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, presidida pelo Bispo de Stockton, D. Myron Cotta
12:00 ás 14:00 – Período de veneração de Imagem no Santuário exposta na Porta Principal
15:30 – Saída do Guião da Procissão que percorrerá o trajeto habitual
16:30 – Saída da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres
21:45 – Recolha da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres (Porta Regral )
22:00 – Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres
22:30/23:30 – Arraial e Concerto pela Sociedade Recreio de Instrução e Recreio os Artistas.

Bispo da Califórnia preside e haverá missa em Inglês

O reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo convida todos a “participar na festa”, este ano presididas por um bispo norte-americano, descendente de açorianos.
“A Igreja é para todos. Todos são convidados a participar na festa, todos são chamados a prestar a sua homenagem ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, porque importa que todos caminhamos juntos e com empenho na construção do mundo melhor”, disse o cónego Manuel Carlos Alves, na conferência de imprensa, fazendo “eco das palavras do Papa Francisco” na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.
As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres vão ser presididas pelo bispo de Stockton, Diocese no estado norte-americano da Califórnia, D. Myron Cotta.
O responsável católico, que nasceu nos Estados Unidos, é filho de açorianos e é o 20.º bispo de origem açoriana nos EUA.
No programa destaca-se também uma Missa em língua inglesa, no domingo, dia 5, às 08h00 locais, na igreja paroquial de São José, “para turistas e alguns imigrantes que tenham dificuldade de entender o português”.
Na noite de hoje, a imagem do Senhor Santo Cristo, após a procissão da mudança, vai ficar na igreja Paroquial de São José, para a Vigília Nocturna, e “serão convidados movimentos eclesiais para a animação e oração”.

A fé não é uma adesão
a uma doutrina

A fé “não é uma adesão a uma doutrina” ou o cumprimento de rituais mas um encontro com Jesus, que toca a intimidade de cada um, disse o padre José Frazão Correia, no segundo dia de pregação do tríduo preparatório da festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que decorre até ao próximo dia 9 de Maio, em Ponta Delgada, segundo nota do Igreja Açores.
“Muitas vezes colocamos a fé ao lado da vida, por cima ou para além dela; não a conseguimos trazer para a vida porque temos dificuldade em fazer casar a fé com a vida”, disse o pregador deste tríduo que ontem centrou a sua reflexão na narração do Evangelho de Lucas do caminho de Emaús.
“Este episódio bíblico coloca a fé no eixo da vida porque no encontro com Jesus os discípulos são confrontados com a sua realidade concreta” afirmou destacando que tal como os discípulos os cristãos devem fazer esse caminho,“ deixando-se tocar nas suas circunstâncias, boas ou más, na verdade da vida de cada um, não a desejada ou suposta mas a vida concreta”, referiu.
“Que esta festa faça com que acreditemos que o Senhor dá vida; que ao contemplarmos o Senhor, nesta representação, possamos ser interpelados na nossa realidade e que esse reconhecimento seja fonte de alegria como aconteceu com os discípulos”, disse ainda pedindo “honestidade e verdade”.
“Deixemo-nos contagiar por este milagre que é dar a vida por amor”, concluiu.

(Fotos Igreja Açores)
Edit Template
Notícias Recentes
Açores com 21 zonas balneares ‘zero poluição’
Clínica Bom Jesus acolhe doentes do HDES e já realizou 8 cirurgias
Bolieiro espera da república 85% do financiamento para o HDES
Ministro garante subsídio de mobilidade e grupo de trabalho
PSD critica “ânsia alarmista” do PS
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores