Edit Template

Açores com 58 zonas balneares “Qualidade de Ouro”

É a maior subida do país,
com estreia das Poças da Ribeira Grande

A associação ambientalista Quercus classificou este ano 58 praias dos Açores com “Qualidade de Ouro”, mais 12 do que no ano passado, a maior subida de todo o país.
Nas zonas costeiras tiveram a classificação de “Qualidade de Ouro” 58 praias dos Açores, 24 da Madeira, 55 do Tejo e Oeste, 54 no norte, 58 do Algarve, 17 do centro e 25 do Alentejo.
Nas zonas do interior foram galardoadas 16 do Tejo e Oeste, 14 no norte, 22 do centro e três do Alentejo.
Nas praias de transição, obtiveram a classificação três do Tejo e Oeste, três do Norte, três do Alentejo e uma no Algarve.
A Quercus adianta que este ano registaram-se 11 zonas balneares estreantes, galardoadas pela primeira vez com Qualidade de Ouro, das quais cinco são interiores, quatro costeiras e duas de transição, situadas na Região Autónoma dos Açores e Madeira, região Centro, Norte e Tejo e Oeste.
Este ano, a associação registou uma forte descida nas águas balneares costeiras, com menos 36 galardões face a 2023.
Na nota, a associação destaca ainda o lançamento de um mapa interativo das praias galardoadas com “Qualidade de Ouro” disponível em https://praiasouro.quercus.pt.
O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, segundo a associação ambientalista.
Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos, segundo nota da Quercus.

Há duas estreias açorianas nesta distinção “Qualidade de Ouro”: as Poças da Ribeira Grande, na ilha de S. Miguel, e a Praia de Castelo Branco, na ilha do Faial. As Poças da Ribeira Grande são um complexo de piscinas e uma zona de praia com areia que oferece ligação direta ao mar, possibilitando assim uma maior diversidade aos banhistas. Está protegida pelo pontão de abrigo ao complexo balnear.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina Clara vai actuar no Teatro Micaelense: “Conheço a música açoriana e guardo surpresa para o dia do concerto”
Ribeiragrandenses reúnem-se nos EUA
Emigrantes dos EUA angariam 19 mil dólares para a Lira do Rosário da Lagoa
“Diálogos Lusitanos” é o novo livrode Onésimo Almeida
Azores Airlines com dois voos semanais P. Delgada-Montreal no Inverno
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores