Edit Template

Zonas balneares da Lagoa distinguidas com Galardão Bandeira Azule qualidade de ouro

À semelhança dos anos anteriores, as três zonas balneares do concelho da Lagoa, o Complexo de Piscinas Naturais de Lagoa, a zona balnear da Caloura e a zona da Baixa d’Areia, irão receber a distinção do Galardão Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
O anúncio foi feito, esta semana, no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, tendo sido no total atribuídas 440 Bandeiras Azuis, a nível nacional, pelo júri internacional, das quais 398 praias, 19 marinas e 23 embarcações ecoturísticas. Nos Arquipélago dos Açores, foram 45 as praias costeiras galardoadas, de 10 concelhos diferentes, e aprovadas 95 actividades na área da educação ambiental. No concelho da Lagoa, foram galardoadas as três praias candidatas, bem como o Centro Azul.
Para garantir este galardão nas zonas balneares, é necessário o cumprimento de diversos requisitos, desde logo, a qualidade da água balnear, mas também ao nível de informação, actividades de educação ambiental, conduta ambiental e boas práticas ambientais, entre outros.
Além disso, o Complexo de Piscinas Naturais de Lagoa e a zona balnear da Caloura voltaram a ser distinguidos com o Galardão Qualidade de Ouro, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Para receber este galardão, a água balnear tem de respeitar diversos critérios relacionados com a qualidade da água, os valores de excelência das análises realizadas e não ter tido qualquer tipo de ocorrência ou proibição de prática balnear.
Foram, ainda, anunciadas as datas da abertura da época balnear de 2024 na Lagoa, sendo que, no Complexo de Piscinas Naturais e na zona balnear da Caloura, terá início a 8 de Junho e, na zona balnear da Baixa d’Areia, a 6 de Julho. A época termina a 8 de Setembro, no Complexo de Piscinas Naturais, e a 28 de Setembro na zona balnear da Caloura e na Baixa d’Areia.

Edit Template
Notícias Recentes
Legado do 25 de Abril tem de “continuara servir de referência”, à sociedade, diz Presidente da cidade de Ponta Delgada que hoje assinala o dia em festa
Procissão do Senhor dos Enfermos nas Furnas levará a bênção do Santíssimo Sacramento a 15 doentes
O Primeiro Dia de Eleições Democráticas em Portugal
Entre a Revolução e a Autonomia: Uma História de Coragem
Paulo do Nascimento Cabral defende reciprocidade de normas para produtos da pesca importados para a União Europeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores