Edit Template

PAN diz que apoio aos bombeiros anunciado por Bolieiro “é uma afronta”

O PAN/Açores criticou ontem o subsídio que o Governo Regional pretende atribuir aos bombeiros, considerando o valor uma “afronta”, e insistiu na necessidade de criar o estatuto do bombeiro profissional.
Em comunicado, o partido “censura o contexto e teor” das declarações do Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, que anunciou na Segunda-feira o “pagamento anual e extraordinário de 50% da remuneração mínima garantida” mediante o cumprimento de mínimo de 200 horas de serviço voluntário.
“Isto significa que a Região pagará cerca de dois euros por hora aos bombeiros, o que é manifestamente desonroso se for tido em conta o risco e perigo a que bombeiros estão expostos no exercício das suas funções”, condena.
Para o PAN, que tem um deputado na Assembleia Regional, o “valor proposto para pagamento das horas de voluntariado” é assim “uma afronta aos bombeiros”.
O PAN reitera a necessidade criar o “estatuto do bombeiro profissional como forma de valorizar as carreiras”, de “atribuir atribuição do subsídio de risco” e antecipar a idade da reforma.
“Apesar de a Assembleia Regional já ter aprovado uma iniciativa do PAN/Açores para criação do subsídio de risco para os bombeiros e do partido ter instado, por diversas vezes, o Governo à sua criação, este está a tentar condicionar a sua criação, com o subterfúgio da falta de competência da Região para o efeito”, condena o partido.
Na cerimónia, José Manuel Bolieiro insistiu que a Região não tem competência para atribuir um subsídio de risco e adiantou que a novo estatuto social do bombeiro vai ser discutido no Conselho do Governo na Quinta-feira, seguindo depois para o Parlamento açoriano.

Edit Template
Notícias Recentes
Natalidade baixou e temos a maior mortalidade do país até aos 50 anos
S. Jorge pede ao governo medidas para combater despovoamento
Doentes de Hemodiálise já regressaram da terceira
D. armando na recepção do papa aos bispos portugueses
Sta. Maria prepara lançamentos suborbitais
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores