As comemorações do orgulho LGBTIA+ regressam aos Açores nos meses de Junho e Julho, promovidas por uma plataforma de associações, instituições e colectivos que desenvolvem colectivamente um programa de actividades que, este ano, abarca a ilha Terceira — 25 de Junho, em Angra do Heroísmo, e a ilha de São Miguel — 28 de Junho a 6 de Julho. A Marcha do Orgulho LGBTIA+ acontece no último dia, 6 de Julho, na cidade de Ponta Delgada.
O Azores Pride é um movimento cívico e um festival activista que celebra o orgulho LGBTIA+, a equidade, a diversidade e os princípios democráticos na região dos Açores. Agregador e inclusivo, de livre participação para todas as pessoas, tem como objectivo promover o diálogo e a visibilidade das temáticas LGBTIA+ nos Açores, unir a comunidade LGBTIA+ açoriana e possibilitar um encontro positivo, intergeracional e interseccional.
Em 2024, o festival “viaja” até à ilha Terceira com um programa de um dia, 25 de Junho, que inclui debates, serão de poesia e festa, por vários espaços da cidade de Angra do Heroísmo. Na ilha de São Miguel, o Azores Pride acontece ao longo de uma semana, entre 28 de Junho e 6 de Julho, propondo performances, workshops, actividades para crianças, concertos e DJ sets. A Marcha do Orgulho LGBTIA+ tem lugar no último dia do festival, 6 de Julho, percorrendo as ruas do centro histórico de Ponta Delgada como forma de celebrar a comunidade LGBTIA+ e lutar pelo fim da discriminação e crimes de ódio e intolerância cometidos nos Açores.
A Comissão Organizadora é composta por Anda&Fala – Associação Cultural, APF-Açores/(A)MAR – Açores pela Diversidade, As Cores dos Açores/Opus Diversidades, Atelineiras e Rede Ex Aequo.
O Azores Pride 2024 é financiado pelo Governo Regional dos Açores, pela Câmara Municipal de Ponta Delgada (São Miguel) e pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (Terceira), e conta com a parceria de Amnistia Internacional – São Miguel, ILGA Portugal, Masmorra e UMAR Açores.