Edit Template

Azores Pride regressa nos meses de Junho e Julho

As comemorações do orgulho LGBTIA+ regressam aos Açores nos meses de Junho e Julho, promovidas por uma plataforma de associações, instituições e colectivos que desenvolvem colectivamente um programa de actividades que, este ano, abarca a ilha Terceira — 25 de Junho, em Angra do Heroísmo, e a ilha de São Miguel — 28 de Junho a 6 de Julho. A Marcha do Orgulho LGBTIA+ acontece no último dia, 6 de Julho, na cidade de Ponta Delgada.
O Azores Pride é um movimento cívico e um festival activista que celebra o orgulho LGBTIA+, a equidade, a diversidade e os princípios democráticos na região dos Açores. Agregador e inclusivo, de livre participação para todas as pessoas, tem como objectivo promover o diálogo e a visibilidade das temáticas LGBTIA+ nos Açores, unir a comunidade LGBTIA+ açoriana e possibilitar um encontro positivo, intergeracional e interseccional.
Em 2024, o festival “viaja” até à ilha Terceira com um programa de um dia, 25 de Junho, que inclui debates, serão de poesia e festa, por vários espaços da cidade de Angra do Heroísmo. Na ilha de São Miguel, o Azores Pride acontece ao longo de uma semana, entre 28 de Junho e 6 de Julho, propondo performances, workshops, actividades para crianças, concertos e DJ sets. A Marcha do Orgulho LGBTIA+ tem lugar no último dia do festival, 6 de Julho, percorrendo as ruas do centro histórico de Ponta Delgada como forma de celebrar a comunidade LGBTIA+ e lutar pelo fim da discriminação e crimes de ódio e intolerância cometidos nos Açores.
A Comissão Organizadora é composta por Anda&Fala – Associação Cultural, APF-Açores/(A)MAR – Açores pela Diversidade, As Cores dos Açores/Opus Diversidades, Atelineiras e Rede Ex Aequo.
O Azores Pride 2024 é financiado pelo Governo Regional dos Açores, pela Câmara Municipal de Ponta Delgada (São Miguel) e pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (Terceira), e conta com a parceria de Amnistia Internacional – São Miguel, ILGA Portugal, Masmorra e UMAR Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
“Ritmos da Cidade” anima concelho da Lagoa durante o Verão
Treinadores açorianos de Karate em estágio internacionalem Coimbra
Açores com a menor taxa de empregos vagos do país
Governo dos Açores conclui segundo Relatório de Monitorização do Programa Regional para as Alterações Climáticas
Ponta Delgada entre as cidades mais procuradas por turistas nacionais para férias em Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores