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A importância do desporto escolarna educação pessoal, intercâmbio entre escolas e valorização da juventude açoriana.

Estes foram os tópicos da oportuna mensagem que o Dr. José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional, transmitiu aos 174 alunos e 30 professores das escolas secundárias da Calheta (S. Jorge), Graciosa, Madalena (Pico), Flores, Santa Maria, Laranjeiras (Ponta Delgada), Vitorino Nemésio (Praia da Vitória) e Manuel «Arriaga (Horta) que participaram nos Jogos Desportivos Escolares (torneio de voleibol) efectuado, recentemente, na vila da Calheta em S. Jorge. O evento concluiu a época desportiva de 2023/2024 do desporto escolar açoriano. O Presidente do Governo Regional acentuou que a prática desportiva promove o jogo limpo, a superação, a disciplina, o respeito mútuo e fortalecimento da amizade entre os jovens das diferentes ilhas. É um meio importante na criação da unidade regional e no enriquecimento espiritual da açorianidade. O Dr. José Bolieiro concluiu a sua intervenção afirmando que a Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto assumiu a garantia de que o desporto escolar vai continuar a ser uma oportunidade de formação e valorização pessoal para os alunos das nossas ilhas.
Na minha perspectiva (adquirida por experiência própria), a Secretaria Regional da Educação só estará em condições de garantir a melhoria do ensino desportivo nas escolas e um desporto escolar mais eficiente e participativo, quando a disciplina de Educação Física, pelas suas características essencialmente práticas em instalações específicas, não estiver incluída no mesmo pacote das disciplinas teóricas lecionadas numa sala de aula com os alunos sentados com um computador à sua frente. A disciplina de educação física e as actividades do desporto escolar devem ser coordenadas por uma DREFD, tal como foi criada pelo visionário Dr. Reis Leite, 1º Secretário Regional da Educação. Actualmente, a DRD possui um vasto enquadramento técnico-desportivo de grande qualidade e experiência que deve ser aproveitado. Por outro lado, a existência de serviços desportivos nas diversas ilhas, adequados ao apoio às actividades escolares no 1º ciclo do ensino básico a nível concelhio e à dinamização do desporto escolar nas escolas do ensino secundário são, desde logo, uma mais valia no objectivo proposto pelo Presidente do Governo Regional. No entanto, para que o objectivo do Dr. José Bolieiro seja concretizado, torna-se necessário começar a trabalhar, de imediato, na recuperação das instalações desportivas escolares (utilizadas diariamente nas actividades escolares e desporto federado) durante o período das férias do Verão, para estarem em condições de utilização no início do ano lectivo. A programação do próximo ano lectivo deve arrancar já, com os horários escolares organizados de forma a separar as actividades da educação física e do desporto escolar das disciplinas teóricas, quer dizer, as manhãs para as disciplinas teóricas e tardes desportivas, alternadas no sentido da rentabilização dos espaços desportivos. Deste modo, os alunos têm tempo para tomar banho após a actividade, situação que deve ser incluída no âmbito da saúde escolar. É fundamental que o professor de educação física mais antigo e experiente da respectiva escola faça parte do conselho directivo e participe na elaboração dos horários escolares para que estas situações fiquem clarificadas, aprovadas e sejam cumpridas. Os programas da disciplina de educação física devem ser executados de acordo com as etapas da formação desportiva. Os professores que não estejam de acordo com a orientação que a escola aprovar só lhes resta uma atitude mudar de escola ou de profissão.

Eduardo Monteiro

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