O Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, esclareceu ontem que, desde o dia 3 de Junho, a rede elétrica se encontra totalmente reestabelecida, estando ligada à rede pública por três postos de transformação.
Lembramos que se trata de uma situação provisória até o Posto de Transformação Principal ser reconstruído.
“Não obstante, importa frisar que esta solução agora instalada garante níveis de capacidade superiores aos instalados antes do incêndio”, acrescenta.
Central de Esterilização
em curso
No que se refere ao processo de reabertura da Central de Esterilização, está ainda em curso a reparação necessária para a reabertura – nomeadamente a substituição do revestimento do piso, azulejos e tecto – cujo fim permitirá, então, avançar com a fase final de limpeza e testagem dos equipamentos e da água.
Continuam os trabalhos de limpeza e arejamento por todo o hospital e estão a ser testados todos os quadros eléc0tricos internos.
Esta semana foi ainda possível concluir os testes aos equipamentos de Imagiologia, concorrendo, desta forma, para a retoma da actividade deste serviço.
Mais de 9 mil consultas
realizadas
No que à actividade clínica e assistencial se refere, o HDES adianta que, no período compreendido entre os dias 4 Maio e 6 de Junho, realizou 9.314 consultas, tendo vindo a observar uma melhoria significativa na sua média diária, a qual se situa actualmente nas 291 consultas.
212 doentes internados
nas várias unidades
Presentemente, tem 212 utentes internados nas várias unidades e, até ao final do dia 6 de Junho, já haviam sido concedidas 842 altas (exceptuando as 93 altas precoces concedidas no dia 4 de Maio).
Realizadas 218 cirurgias
No mesmo período de tempo, foram realizadas 218 cirurgias – destas, 140 correspondem a cirurgias urgentes.
Destaque para uma média diária de atendimentos urgentes de 292 utentes.
Terça-feira retoma
Imagiologia e Ortopedia
“Gostaríamos, por último, de anunciar que, a ter início no próximo dia 11 de Junho, o HDES retomará a sua actividade na área da Imagiologia, com o arranque da actividade programada dos exames de radiografia convencional, tomografia computorizada (TAC), ecografia, ressonância magnética, mamografia, osteodensitometria, digestivos e radiologia de intervenção – todos os utentes deverão aguardar um contacto por parte do HDES para a realização dos seus exames.
Do mesmo modo, a Ortopedia retoma, no próximo dia 11 de Junho as consultas no HDES, obedecendo ao seu agendamento e circuito normal.