O Governo dos Açores decidiu activar o regime jurídico-financeiro de apoio à emergência climática para apoiar as famílias afectadas pelo mau tempo de 2 e 3 de Junho nas ilhas Terceira e São Miguel.
Segundo uma nota de imprensa divulgada pelo Executivo açoriano, a decisão foi anunciada pelo Secretário Regional do Ambiente e Acção Climática, Alonso Miguel, adiantando que “a abertura de um novo procedimento para apresentação de candidaturas, no sentido de apoiar às famílias afetadas”.
Acompanhamento dos estragos
O governante adiantou que o departamento governamental que tutela acompanhou “os trabalhos de levantamento dos prejuízos causados pelas chuvas intensas que afectaram diversas freguesias dos concelhos da Praia da Vitória, na ilha Terceira, e da Ribeira Grande, em São Miguel”.
Os serviços da Secretaria Regional do Ambiente mantiveram “um contacto próximo com os presidentes das câmaras municipais e das juntas de freguesia, e, nesse contexto, verificou-se que estariam reunidas as condições necessárias para a activação deste importante instrumento de apoio à emergência climática”, explicou Alonso Miguel.