Edit Template

Vasco Cordeiro escreve carta a Ursula von der Leyen

O Presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Alves Cordeiro, enviou ontem uma carta à Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para expressar as preocupações da assembleia política que representa os órgãos de poder local e regional da Europa relativamente às reformas futuras da Política de Coesão.
A carta surge como reação a notícias recentes sobre uma possível transformação da Política de Coesão num modelo mais próximo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR), o que conduziria a uma centralização dos fundos, uma vez que o MRR carece dos princípios da abordagem de base local, da governação a vários níveis e da parceria, que são elementos exclusivos da Política de Coesão.
Na sua carta, o Presidente do Comité destaca as preocupações com questões como: A redução da Política de Coesão a um instrumento simples que sirva prioridades limitadas, como a recuperação económica ou a convergência económica; A eliminação do papel do Comissário responsável pela Política de Coesão; A renúncia à dimensão social e territorial da coesão e os impactos para o próprio projeto europeu; A limitação dos fundos da Política de Coesão apenas às regiões em desenvolvimento.
O Comité das Regiões Europeu foi a primeira instituição europeia a adoptar a sua posição sobre o futuro da política de coesão pós-2027, apresentando propostas cruciais para reformular uma política que represente um terço do orçamento da UE e que deve continuar a ser prioritária enquanto pedra angular do desenvolvimento económico, social e territorial em todos os territórios europeus.
O Conselho dos Assuntos Gerais debaterá, a 18 de Junho, o 9.º Relatório sobre a Coesão e a ligação entre a Política de Coesão e a agenda estratégica da UE para 2024-2029.
Vasco Alves Cordeiro, Presidente do Comité das Regiões Europeu, declarou a propósito: «Uma reforma da política de coesão que comprometa e enfraqueça os seus princípios fundamentais terá impacto no mercado único, na coesão social, económica e territorial da UE e, em última análise, na democracia e no projeto europeu no seu conjunto. É por esta razão que, enquanto regiões e municípios, estamos a manifestar as nossas preocupações e convidamos a Comissão Europeia a clarificar a sua posição.»

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores