Edit Template

Cientista-astronauta acredita que Açores podem acolher missões análogas lunares

A cientista-astronauta portuguesa Ana Pires acredita que os Açores podem acolher, em breve, missões análogas lunares, como a que liderou na ilha Terceira, em Novembro, e cujos resultados deverão ser publicados até 2026.
“Pode ser que, em breve, uma das agências [espaciais] esteja interessada, quem sabe em aprender um bocadinho mais sobre geologia planetária e realizar aqui os seus treinos e aprender mais sobre a geodiversidade que esta ilha fantástica tem, que é agora a nossa casa também”, afirmou, em declarações aos jornalistas, em Angra do Heroísmo, à margem da Glex Summit.
Engenheira geotécnica, investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e a primeira mulher portuguesa a concluir o curso de cientista-astronauta do programa PoSSUM, Ana Pires liderou a primeira missão análoga lunar em Portugal.
Em Novembro, passou seis noites e sete dias na Gruta do Natal, na ilha Terceira, com outros seis astronautas análogos de vários países.
A missão CAMões, que tinha sido anunciada na Glex Summit em Angra do Heroísmo em Junho de 2023, foi preparada em quatro meses.
Um ano depois do anúncio, Ana Pires voltou a subir ao palco da cimeira, na mesma cidade, para desvendar um pouco dos segredos que a Gruta do Natal revelou, mas os resultados científicos só serão divulgados após a sua publicação em livro, o que deverá acontecer até meados de 2026.
“Revelou muitos mistérios, fizemos uma caracterização biológica, geológica, geotécnica, a parte mecânica das rochas. Tudo isto vai integrar as nossas publicações científicas. Estamos neste momento a processar todos os dados, a trabalhar em conjunto com todos os membros da equipa, para de facto publicarmos todos os resultados”, avançou.
Não há para já treinos espaciais marcados para a Gruta do Natal ou para qualquer outro local nos Açores, mas a investigadora acredita que a apresentação da missão lunar que decorreu na Terceira, no palco da Glex Summit, com “exploradores de todo o mundo” e astronautas da NASA na plateia pode dar um contributo para que venham a ocorrer.
“Esta missão análoga foi de facto uma oportunidade única de provar que Portugal está mais do que preparado para ter actividades espaciais”, apontou.
Segundo Ana Pires, não só a ilha Terceira, mas outras ilhas açorianas, como Faial, Pico e Santa Maria, têm “locais fantásticos muito similares àquilo que encontramos na Lua e em Marte”.
“Podemos testar tecnologias, fazer ciência e também realizar estas atividades espaciais, estes simulacros onde, de alguma forma, fazemos uma simulação de uma missão, confinados, isolados, a parte comportamental, mais humana, de relacionamento… E isso é muito importante”, salientou.
A missão CAMões vai lançar, em Setembro, um documentário, que revela a experiência dos investigadores durante sete dias na Gruta do Natal e mostra como, para além de recolherem dados científicos, criaram música e poesia.
“Ela [a gruta] contou-nos muito, mas também aconteceram muitos sentimentos dentro da gruta, desde arte, música…”, adiantou a comandante da missão.
Durante a missão, os investigadores partilharam, em direto, a experiência, com alunos de várias escolas.
“Mais do que nunca nós vemos os jovens a apostar nestas áreas, na exploração espacial, na engenharia aeroespacial. Como foi fantástico as atividades que fizemos dentro da gruta para estas crianças e ver como os olhos brilham quando dizemos que é possível, que os sonhos se podem concretizar”, sublinhou Ana Pires.
A quinta edição da Glex Exploration Summit, organizada pela Expanding World, com a curadoria do The Explorers Club, de Nova Iorque, decorre, pelo segundo ano consecutivo, em Angra do Heroísmo.
A cimeira, que terminou ontem, contou com 40 oradores convidados e cerca de 120 cientistas e exploradores inscritos.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara da Povoação comemora o Dia dos Avós no Jardim Municipal
Registados 48 acidentes de viação na Região Autónoma dos Açores
Greve dos procuradores do Ministério Público imobilizou tribunais durante três dias
Ano Santo Jubilar na Diocese de Angra marcado pelo Ciclo do Órgão
Detectado foco de Loque Americana na ilha das Flores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores