Edit Template

CD “Ao Toque do Polegar” apresentado a 30 de Junho na Ribeira Quente

“Ao Toque do Polegar”, o mais recente trabalho do músico Açoriano Rafael Carvalho, será apresentado na sua terra Natal, a 30 de Junho. A sessão decorre na Junta de Freguesia da Ribeira Quente, pelas 14h30, e contará com momento musical por César Carvalho, Luís Xavier e Rafael Carvalho.
Com este álbum, Rafael Carvalho pretende homenagear a música tradicional do nosso País, dos Açores, Madeira e Portugal Continental, dedilhada pelas cordas de uma Viola e ao toque do polegar. Com o polegar, por ser a técnica de execução tradicional da Viola da Terra nas Ilhas de Santa Maria e São Miguel e porque, mais do que achar a mesma limitativa, o músico e professor Açoriano encaro-a como um desafio diário de superação.
A escolha de peças revelou-se o desafio mais difícil, tendo em conta a riqueza do nosso Cancioneiro. Para além disso, com o trabalho de formação e leccionação que o professor Rafael Carvalho desenvolve há mais de duas décadas, iniciado na Escola de Violas da Ribeira Quente, Academia de Música da Povoação, Escola de Violas da Fajã de Baixo e Conservatório Regional de Ponta Delgada, instituição onde desenvolveu e estruturou o curso curricular de Viola da Terra, tem percorrido um exaustivo caminho de estudo e transcrição de centenas de modas, essencialmente tradicionais, pelo que o material ao seu dispor para gravar era de elevada quantidade e qualidade.
A decisão recaiu em 10 modas tradicionais, desde um “medley” de modas Alentejanas, passando pela “Chula”, “Vira”, “O Charamba”, “Branca Flor”, “Este Linho é mourisco”, entre outras, que o músico entendeu que seriam bastante representativas da realidade musical Portuguesa e com grande alcance geográfico, sabendo de antemão que essa escolha nunca poderia abranger todos os géneros musicais e regiões do País. Para complementar esse registo musical e, no seguimento do que tem concretizado nos álbuns anteriores, compôs 2 músicas para integrar o mesmo: “Ao Toque do Polegar – Polca Açoriana”, que abre o CD, e depois “Atlântida”, a última faixa deste disco. Pretende, com mais estes dois originais, continuar a contribuir para a disponibilização de repertório original com Viola da Terra, contando, até à data, com mais de 3 dezenas de originais editados.
Rafael Carvalho apresenta o seu 9.º álbum, depois de Origens, Paralelo 38, Relheiras, 9 Ilhas 2 Corações, Um Natal à Viola, Cordas do Mundo, 10 Anos de Origens e Viola Micaelense – Ecos dos Mestres. Editou, ainda, em edição de autor, a trilogia do seu Método para Viola da Terra, material pedagógico que serviu de base ao ensino oficial no Conservatório Regional de Ponta Delgada de 2013 a 2022 e que tem sido utilizado por outros professores de Viola de Arame no nosso País, ou ainda por músicos em vários partes do mundo, com especial incidência nas nossas Comunidades Açorianas.

Edit Template
Notícias Recentes
Jeremias Tavares cria peças de vidro através da técnica “Fusing - ”Os presépios e a bijuteria são os artigos mais procurados nesta época natalícia
Presépio com 300 bonecos de panos do Pico da Pedra é tradição com meia centena de anos
Francisco César apela a um Natal de empatia e união para enfrentar os desafios nos Açores
Neto de açorianos invade tops canadianos com versão de Silent Night
Bispo dirige mensagem de Natal a partir do Estabelecimento Prisional de Angra - “Humanizar todos os ambientes, servir toda e qualquer vida” para além “de cada erro ou fracasso”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores