O Azores Pride 2024 acontece na ilha Terceira nos dias 24 e 25 de Junho, co-organizado em parceria com o Prid3ª, e em São Miguel entre 28 de Junho e 6 de Julho. Esta edição do festival propõe encontros, performances, debates, festa e uma Marcha do Orgulho LGBTIA+ a ter lugar em Ponta Delgada, no dia 6 de Julho. As actividades são gratuitas e abertas a todas as pessoas.
O Azores Pride é um movimento cívico e festival activista que celebra o orgulho LGBTIA+, a equidade, a diversidade e os princípios democráticos na Região dos Açores. Em 2024, o programa das comemorações do orgulho expande-se por duas das ilhas do arquipélago, Terceira e São Miguel, percorrendo vários espaços nas cidades de Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Ribeira Grande.
Angra do Heroísmo, Terceira, é palco de celebração nos dias 24 e 25 de Junho. Co-organizado com o Prid3ª — Catarina Meneses, Jorge Oliveira, Rita Evangelho e Vítor Soares, o programa inclui: na Segunda-feira, dia 24, às 18h, na livraria Lar Doce Livro, um ‘Serão de celebração de poetas e poesia LGBTIA+’ com a (A)MAR – Açores pela Diversidade; na Terça, dia 25, drag show de Jorgeous, Ashley Scarlatti e Yrinna Ventury às 22h30, na Casa do Sal, seguido de festa com DJ Ricky e DJ The One e Videomapping de Monjark a partir das 00h.
Já em São Miguel, a abertura acontece na Sexta-feira, dia 28 de Junho, às 19h00, no Jardim Antero de Quental, em Ponta Delgada, com breve apresentação da Comissão Organizadora e concerto/DJ set de Maçaricos. A 29 de Junho, às 21h30, o Espaço Cagarra acolhe o concerto e drag show de Micaela Pacheco e Patty Star. No Domingo, dia 30, às 15h, Valley Dation e Paco Piri Piri apresentam no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Ribeira Grande, um espectáculo para crianças dos 3 aos 12 anos: ‘A Valley das Sete Cidades’.
Entre 1 e 5 de Julho, decorre na vaga – espaço de arte e conhecimento, em Ponta Delgada, a residência de criação para o coro comunitário ‘ARRASTÃO’, conduzida pela plataforma de artistas-educadores Frenesim. ‘ARRASTÃO’ quer celebrar a coragem, unindo vozes, sons e corpos diversos. As inscrições (gratuitas e sem limite de idade) estão abertas através do e-mail [email protected] até ao final do mês de Junho.
As actividades retomam na Quarta-feira, dia 3 de Julho, às 21h30, no ¾ Café, com a conversa ‘Ativismo LGBTIA+: O legado e a construção de comunidades’ com a ILGA Portugal, a mais antiga associação de intervenção lésbica, gay, bissexual, trans e intersexo em Portugal. A 4 de Junho, iniciam-se os preparativos para a Marcha do Orgulho LGBTIA+ com a ‘Oficina de cartazes’ na vaga – espaço de arte e conhecimento, entre as 18h e as 21h. Na sexta-feira, dia 5 de Junho, às 21h30, Anita Nemet, Sanny & TAT apresentam o drag show ‘Oblivion sparkle cabaret’, na Deriva – Centro de Artes Performativas.
No último dia do festival, 6 de Julho, as actividades começam às 16h00 com o workshop ‘Drag it up’, na loja Vida Nova PDL. Segue-se, às 18h00, no Jardim Padre Sena Freitas, a concentração para a Marcha do Orgulho LGBTIA+ que arranca às 19h00, percorrendo depois várias ruas do centro histórico da cidade de Ponta Delgada.
A Marcha culmina na Rua do Aljube, com a leitura do Manifesto às 20h15 e apresentação do coro comunitário ‘ARRASTÃO’ às 20h30. O Arraial Azores Pride 2024 inicia-se às 21h com actuação de Top Girl, seguindo-se DJ set de Las Mákinas até às 00h. A noite e o programa do Azores Pride 2024 encerram com After Party no Raiz Club, das 00h30 às 03h00, com concerto de MC Falcona & BejaFlor e DJ set de Atelineiras.
A Comissão Organizadora é composta por Anda&Fala – Associação Cultural, APF-Açores/ (A)MAR – Açores pela Diversidade, As Cores dos Açores/Opus Diversidades, Atelineiras e Rede Ex Aequo.
O Azores Pride 2024 é financiado pelo Governo Regional dos Açores, pela Câmara Municipal de Ponta Delgada (São Miguel) e pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (Terceira).