Edit Template

Azores Pride 2024 arranca na próxima semana na Terceira e em São Miguel

O Azores Pride 2024 acontece na ilha Terceira nos dias 24 e 25 de Junho, co-organizado em parceria com o Prid3ª, e em São Miguel entre 28 de Junho e 6 de Julho. Esta edição do festival propõe encontros, performances, debates, festa e uma Marcha do Orgulho LGBTIA+ a ter lugar em Ponta Delgada, no dia 6 de Julho. As actividades são gratuitas e abertas a todas as pessoas.
O Azores Pride é um movimento cívico e festival activista que celebra o orgulho LGBTIA+, a equidade, a diversidade e os princípios democráticos na Região dos Açores. Em 2024, o programa das comemorações do orgulho expande-se por duas das ilhas do arquipélago, Terceira e São Miguel, percorrendo vários espaços nas cidades de Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Ribeira Grande.
Angra do Heroísmo, Terceira, é palco de celebração nos dias 24 e 25 de Junho. Co-organizado com o Prid3ª — Catarina Meneses, Jorge Oliveira, Rita Evangelho e Vítor Soares, o programa inclui: na Segunda-feira, dia 24, às 18h, na livraria Lar Doce Livro, um ‘Serão de celebração de poetas e poesia LGBTIA+’ com a (A)MAR – Açores pela Diversidade; na Terça, dia 25, drag show de Jorgeous, Ashley Scarlatti e Yrinna Ventury às 22h30, na Casa do Sal, seguido de festa com DJ Ricky e DJ The One e Videomapping de Monjark a partir das 00h.
Já em São Miguel, a abertura acontece na Sexta-feira, dia 28 de Junho, às 19h00, no Jardim Antero de Quental, em Ponta Delgada, com breve apresentação da Comissão Organizadora e concerto/DJ set de Maçaricos. A 29 de Junho, às 21h30, o Espaço Cagarra acolhe o concerto e drag show de Micaela Pacheco e Patty Star. No Domingo, dia 30, às 15h, Valley Dation e Paco Piri Piri apresentam no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Ribeira Grande, um espectáculo para crianças dos 3 aos 12 anos: ‘A Valley das Sete Cidades’.
Entre 1 e 5 de Julho, decorre na vaga – espaço de arte e conhecimento, em Ponta Delgada, a residência de criação para o coro comunitário ‘ARRASTÃO’, conduzida pela plataforma de artistas-educadores Frenesim. ‘ARRASTÃO’ quer celebrar a coragem, unindo vozes, sons e corpos diversos. As inscrições (gratuitas e sem limite de idade) estão abertas através do e-mail [email protected] até ao final do mês de Junho.
As actividades retomam na Quarta-feira, dia 3 de Julho, às 21h30, no ¾ Café, com a conversa ‘Ativismo LGBTIA+: O legado e a construção de comunidades’ com a ILGA Portugal, a mais antiga associação de intervenção lésbica, gay, bissexual, trans e intersexo em Portugal. A 4 de Junho, iniciam-se os preparativos para a Marcha do Orgulho LGBTIA+ com a ‘Oficina de cartazes’ na vaga – espaço de arte e conhecimento, entre as 18h e as 21h. Na sexta-feira, dia 5 de Junho, às 21h30, Anita Nemet, Sanny & TAT apresentam o drag show ‘Oblivion sparkle cabaret’, na Deriva – Centro de Artes Performativas.
No último dia do festival, 6 de Julho, as actividades começam às 16h00 com o workshop ‘Drag it up’, na loja Vida Nova PDL. Segue-se, às 18h00, no Jardim Padre Sena Freitas, a concentração para a Marcha do Orgulho LGBTIA+ que arranca às 19h00, percorrendo depois várias ruas do centro histórico da cidade de Ponta Delgada.
A Marcha culmina na Rua do Aljube, com a leitura do Manifesto às 20h15 e apresentação do coro comunitário ‘ARRASTÃO’ às 20h30. O Arraial Azores Pride 2024 inicia-se às 21h com actuação de Top Girl, seguindo-se DJ set de Las Mákinas até às 00h. A noite e o programa do Azores Pride 2024 encerram com After Party no Raiz Club, das 00h30 às 03h00, com concerto de MC Falcona & BejaFlor e DJ set de Atelineiras.
A Comissão Organizadora é composta por Anda&Fala – Associação Cultural, APF-Açores/ (A)MAR – Açores pela Diversidade, As Cores dos Açores/Opus Diversidades, Atelineiras e Rede Ex Aequo.
O Azores Pride 2024 é financiado pelo Governo Regional dos Açores, pela Câmara Municipal de Ponta Delgada (São Miguel) e pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (Terceira).

Edit Template
Notícias Recentes
Chega diz que “Pico é uma vítima do excesso de proibicionismo”
Lagoa terá Plano Municipal de Juventude
Bombeiros de Ponta Delgada irão transportar Coroa do Município na Grande Coroação
Água Retorta recebe XII Mostra Gastronómica no final de Julho
Povoação prepara-se para “Kids Festival” nos dias 20 e 21 de Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores