Confirma-se que a gigante tecnológica Google vai instalar uma extensão nos Açores para ligar o arquipélago com o cabo submarino Nuvem.
A extensão deste cabo submarino deverá ser anunciada oficialmente pelo Governo Regional dos Açores em parceria com a Google.
Em Setembro, quando a Google e o Governo da República, ainda liderado pelo Executivo socialista, anunciaram pela primeira vez o projecto, previa-se que o cabo submarino Nuvem começasse a operar em 2026, segundo noticia o jornal Expresso.
O Governo Regional dos Açores vai fazer o anúncio oficial conjuntamente com a Google, nos próximos dias, sobre esta extensão do cabo submarino Nuvem, que tem esse nome devido à língua portuguesa e também por pretender acelerar as comunicações com a cloud (nome dado pela gíria a agregados servidores e computadores que disponibilizam dados e computação pela Internet), acrescenta o Expresso.
A Google já tinha anunciado, no ano passado, a criação do Nuvem, um novo sistema de cabos submarinos transatlânticos para ligar Portugal, as Bermudas e os Estados Unidos, que o Ministro das Infraestruturas qualifica de “investimento muito importante”.
Este novo sistema que foi baptizado com a palavra portuguesa “nuvem”, adianta a tecnológica, “irá melhorar a resiliência da rede no Atlântico e ajudar a responder à procura crescente por serviços digitais”.
O percurso do novo cabo “irá acrescentar diversidade às rotas internacionais e apoiar o desenvolvimento da infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação (TIC) para os continentes e países envolvidos”.
Os pontos de amarração do Nuvem “abraçaram esta oportunidade e urgência e estão a emergir rapidamente como portas de entrada e ‘hubs’ para a conectividade internacional”, adianta a Google.