Edit Template

Aprovado regulamento dos incentivos do Proenergia

O Conselho do Governo Regional esteve ontem reunido na Vila do Corvo, onde terminou uma visita de um dia.
No final foi divulgado o comunicado com as seguintes medidas:

  1. Aprovar a Resolução que autoriza a realização da despesa e contratação da empreitada de “Reabilitação de um imóvel na Ilha do Corvo”, com o preço base de 115 mil euros, a que acresce IVA à taxa legal em vigor.
    A Região Autónoma dos Açores dispõe de uma habitação disponível na ilha do Corvo, que carece de reabilitação, por forma a dar reposta à necessidade local.
    O Governo dos Açores já concluiu o respectivo projecto de execução, encontrando-se, à data, em condições para avançar com a execução dos trabalhos.
    Para o efeito, são delegadas na Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego a competência para praticar todos os actos que, nos termos da lei e do procedimento adoptado, sejam cometidos ao órgão competente para a decisão de contratar e ao contraente público.
  2. Aprovar a Resolução que delega na Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas a competência para autorizar isenções do pagamento das taxas e tarifas devidas por licenças de ocupação para exercício de actividades de comércio, indústria ou entretenimento e pelas ocupações de terraplenos, terrenos e edificações e ocupação de espaços previstas no Regulamento de Tarifas Específicas da Portos dos Açores, S.A.
  3. Designar, em regime de substituição, como enfermeiro-director, Pedro Rodriguez Novais Brázio, para integrar o Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada – E.P.E.R., enquanto durar a ausência da enfermeira-directora, Lúcia de Fátima Vieira Cabral Rodrigues.
  4. Aprovar o Decreto Regulamentar Regional que regulamenta o sistema de incentivos à produção e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis da Região Autónoma dos Açores — PROENERGIA.
    O Programa do XIV Governo dos Açores estipula que uma das prioridades ao nível da política energética é privilegiar os investimentos no aproveitamento das fontes de energia renováveis, contribuindo para a diminuição das importações e da nossa dependência dos combustíveis fósseis, bem como promover políticas e concretizar instrumentos de incentivo para que os cidadãos e as empresas possam contribuir para a transição energética.
    O sistema de incentivos financeiros à produção de energia a partir de fontes renováveis da Região, designado por PROENERGIA, constitui-se como pilar essencial para a prossecução da transição energética nos Açores, através do aumento da eficiência energética dos edifícios.
    Há necessidade de regulamentar a atribuição de incentivos financeiros à produção de energia a partir de fontes renováveis da Região, prevendo o registo de auxílios de estado e dando resposta aos requisitos do REPowerEU no que respeita à aquisição e instalação de sistemas de armazenamento, quando adquiridos para complementar sistemas solares fotovoltaicos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência”.

Bolieiro satisfeito
com reunião no Corvo

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, mostrou-se satisfeito com a reunião tida pelo Executivo com o Conselho de Ilha do Corvo, lembrando o tanto já feito na ilha e garantindo mais respostas em progresso.
A reunião com o Conselho de Ilha marcou o final do primeiro dia da visita estatutária do Governo dos Açores ao Corvo.
Aos jornalistas, José Manuel Bolieiro sublinhou que houve dois temas que mereceram particular foco: as questões de habitação e de acessibilidades, nomeadamente no que refere aos aspetos técnicos das aeronaves que aterram no Corvo.
Na habitação, tem havido aquisição e reabilitações de habitações que têm por fim a população em geral, mas também, e de forma muito concreta, “profissionais diferenciados”, como professores, que se mudem para o Corvo.
No caso das aeronaves Dash Q200, que aterram na ilha, e sobre uma futura renovação da frota da SATA, José Manuel Bolieiro foi peremptório: “Na renovação da frota nunca deixará de ser considerada, como é óbvio”, a especificidade dos aviões que aterram no Corvo.
Antes da reunião com o Conselho de Ilha, o Governo Regional reuniu-se com o Presidente da Câmara do Corvo, com o Presidente do Governo a lembrar que houve matérias que “deixaram de ser tema” devido ao trabalho do Executivo, casos da área da saúde e do abastecimento à ilha.
“Há sempre coisas para fazer e para continuarmos e percebemos e identificámos algumas questões até com abertura para uma boa e mútua cooperação entre o Governo e a autarquia”, realçou o governante.
A visita estatutária anual ao Corvo terminou ontem com a inauguração da empreitada de requalificação da Unidade de Saúde de Ilha e a inauguração da empreitada de requalificação de espaço público e construção da Casa da Vigia – Ecomuseu do Corvo.

Edit Template
Notícias Recentes
Ponta Delgada lidera subida do preço das casas no 2º trimestre
Grupo Sousa reforça operação nos Açores com aquisição de navio…
Incêndio no HDES teve origem nas baterias dos condensadores
Unidades hospitalares sem pagar aos bombeiros
Trabalhadores da Azores Airlines dizem-se “apreensivos” com novo Presidente da SATA
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores