Edit Template

“Miragem — arte cinemática na paisagem” de 18 a 20 de Julho na ilha do Pico

A “Miragem – arte cinemática na paisagem”, uma mostra cuja 4ª edição se concretiza entre 18 a 20 de Julho de 2024, na ilha do Pico, compreende projeções de filmes em várias paisagens da ilha, ao ar livre, e é organizada pela Associação Cultural Miragem. Ao propor a instalação da tela em diferentes ambientes da ilha, a Miragem convida a um reenquadramento do olhar, situando assim a reflexão sobre a imagem, sobre a natureza e sobre a paisagem — que existe em torno e na tela, bem como no espaço singular que surge entre elas.
Na edição de 2024, o programa da Miragem convida à reflexão sobre as relações humanas e animais, localizando-as nas actuais e históricas narrativas das comunidades humanas da ilha com as “mais-que-humanas”. Instiga-se ao pensamento sobre os modos de vida dependentes dessas mesmas relações: das práticas de domínio e extradição ao apelo à imaginação de possíveis mundos de convivência: “Sendo historicamente marcada pela caça da baleia e absolutamente dependente, na contemporaneidade, das vidas de vários mamíferos, do mar e da terra, quais as formas de vida conjunta entre espécies hoje ali praticadas e quais outras poderão ser radicalmente ensaiadas na ilha do Pico?”
A mostra será inaugurada na noite de 18 de Julho com a apresentação de uma obra elementar da artista Gaëlle Rouard, na Matinha do Cabrito (estrada do Cabrito), com jantar convívio a inaugurar a mostra.
A programação inclui obras independentes, documentais e experimentais, proporcionando uma ampla diversidade cultural e artística, num programa intimamente relacionado com a vida e os elementos da ilha.
Além das exibições, o evento conta com uma parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e da Ação Climática e com o projecto Life Beetles. No dia 19 de Julho a exibição marcada para a Lagoa do Caiado (paisagens altas da ilha do Pico) é antecedida por uma ação de plantação de endémicas fruto desta parceria, uma conversa e um jantar convívio.
Os locais de exibição incluem excepcionais ambientes naturais da ilha do Pico em relação aos quais o programa de obras em exibição trata de dar resposta e reenquadramento. A título de exemplo, a sessão pensada para a Lagoa do Caiado responde a uma paisagem das terras altas da ilha onde o estado mais intocado da natureza da ilha se confronta com os terrenos para pasto de pecuária, nomeadamente das vacas. O programa de filmes que se segue à plantação de endémicas aborda a relação humana com a vaca, problematizando-a e apelando a uma reflexão sobre esta espécie e sobre as formas como com ela nos relacionamos. Está ainda presente neste programa uma reflexão sobre a imigração (da qual é parte a imigração açoriana) para os Estados Unidos para o trabalho na indústria pecuária.
Todas as sessões são legendadas em português e o acesso a todos os eventos da Miragem é gratuito.
A Miragem Associação Cultural é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à promoção e desenvolvimento artístico e cultural na Ilha do Pico, organizando eventos e actividades que valorizam a cultura local e fomentam a participação comunitária.

Edit Template
Notícias Recentes
Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa
Detenção pelo crime de violência doméstica na Lagoa
Cooperativa União Agrícola promove 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão
Páscoa com “bom tempo” no arquipélago dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores