O Conselho Municipal de Juventude reuniu na Casa da Cultura Carlos César, para realizar a segunda assembleia ordinária do ano 2024, que foi presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto.
Esta reunião serviu para apreciação do relatório de actividades e contas do município de Lagoa, tendo recebido parecer favorável da parte dos 16 conselheiros presentes.
Nesta reunião, Cristina Calisto deu conhecimento aos conselheiros sobre a participação dos jovens deputados na última assembleia municipal, apresentando, assim, as conclusões da reunião da Assembleia Municipal Jovem. Foi com orgulho que a autarca referiu a menção honrosa que a edilidade recebeu da Associação Nacional de Assembleias Municipais – ANAM, referente ao Galardão “boas práticas em assembleias municipais”.
Por outro lado, a edil informou também que para a 3.ª edição da Assembleia Municipal Jovem, que se irá realizar no dia 28 de Novembro do corrente ano, está previsto participar todo o 3.º ciclo e o secundário, no ano em que se celebra os 50 anos de democracia.
Foi, também, dado conta aos conselheiros que os projectos do Orçamento Participativo se encontram em fase de estudo para se proceder à sua implementação. Nesse âmbito, está a ser avaliado as várias possibilidades de localização do campo de paddle, projecto vencedor, atendendo que a actividade, pela grande procura que tem, deverá considerar a implementação de dois campos, em vez de apenas um. Quanto ao projecto jovem vencedor, intitulado “A brincar sou Feliz na Escola”, está na fase final de projecto e já existem reuniões marcadas com as equipas encarregues da sua implementação.
Cristina Calisto pediu aos conselheiros que contribuíssem para definir prioridades para a acção municipal e, igualmente, para o plano anual de actividades e orçamento do município, sendo pretensão da autarquia dar continuidade aos projectos em curso, mas também alargar o seu trabalho nesta área.