Edit Template

Porque os Jovens são o Futuro…

A 15 de julho comemora-se o dia mundial das competências dos jovens, uma data com especial relevância para o desenvolvimento de uma sociedade forte económica e socialmente.
No campo emocional, é crucial ajudar os jovens a compreender e gerir as suas emoções, promovendo a inteligência emocional, fundamental para lidar com o stress, a ansiedade e a tolerância à frustração, competências preditoras do sucesso nos contextos familiar, social e profissional. No desenvolvimento social, o treino da comunicação, resolução de conflitos e empatia é também imperativo para a criação e manutenção de relações seguras e saudáveis.
No âmbito cognitivo, o desenvolvimento do pensamento crítico e a resolução de problemas potencia a aprendizagem, a memória e a atenção, competências são vitais para o desempenho académico e a adaptação a novos desafios.
Em termos comportamentais, é importante fomentar a modificação de comportamentos menos adequados, através do reforço positivo e incentivando hábitos saudáveis. Os jovens aprendem, assim, a autorregular-se, a estabelecer objetivos e a trabalhar persistentemente para os alcançar.
O contributo de todos nós enquanto sociedade é, portanto, inestimável para o desenvolvimento integral dos jovens, fornecendo uma base sólida para que prosperem e alcancem o seu pleno potencial. Investir na saúde psicológica dos jovens é essencial para formar indivíduos equilibrados, resilientes e capazes de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade de todos e para todos.

Fique bem, pela sua saúde e a de todos os açorianos!
Um concelho da delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Paula Domingues

Edit Template
Notícias Recentes
Chega diz que “Pico é uma vítima do excesso de proibicionismo”
Lagoa terá Plano Municipal de Juventude
Bombeiros de Ponta Delgada irão transportar Coroa do Município na Grande Coroação
Água Retorta recebe XII Mostra Gastronómica no final de Julho
Povoação prepara-se para “Kids Festival” nos dias 20 e 21 de Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores