Edit Template

Açores registam forte subida no ranking das escolas

Os Açores, que costumam apresentar a pior média do país no ranking das escolas, regista este ano uma subida significativa, passando de 10,9 valores no ano passado para 11,41 valores, revela a imprensa portuguesa.
Os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação revelam que a média nacional dos exames do secundário realizados em 2023 foi de 11,68 valores (numa escala de zero a 20), mais 0,28 valores do que 2022.
A subida é justificada por um melhor desempenho dos alunos das escolas públicas, cuja média subiu 0,22 valores.
Nos colégios subiu apenas 0,06 valores.
A análise 197 mil provas revela que a média no privado é de 13,02 valores e no público de 11,49 valores.

Escolas com pior média : Povoação

Há várias escolas do país no final da tabela e Lisboa também surge no final da tabela geral das médias mais baixas com oito escolas públicas e duas privadas, nove das quais da Área Metropolitana de Lisboa.
A exceção é uma escola nos Açores, na Povoação.
Numa arrumação por distrito dos dados da base disponibilizada pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), o norte destaca-se com os melhores resultados: Viana do Castelo surge no topo da tabela (12,25), seguida do Porto (12,20), Viseu (12,06), Braga (12,01) e Aveiro (11,82)..

Colégios privados dominam
os primeiros lugares

Os colégios dominam os primeiros lugares do ranking dos estabelecimentos de ensino em Portugal, surgindo a primeira escola pública em 39.º lugar da geral.
O ranking, ou rankings considerando que cada meio elabora o seu a partir da base de dados disponibilizada pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), organiza as 500 escolas públicas e privadas que realizaram mais de uma centena de exames no ano passado e tem em conta a média obtida nessas provas.
O Colégio Efanor, em Matosinhos, com uma média de 16,15 valores, lidera a classificação geral, que tem na Escola Secundária de Vouzela, na Beira Alta, a primeira escolas pública da lista, com uma média de 13,23 valores em 119 exames realizados.
O Top 5 do ranking geral é organizado pela ordem que segue: Colégio da Nossa Senhora do Rosário e Grande Colégio Universal, ambos no Porto, D. Diogo de Sousa, em Braga, e Rainha Santa Isabel, em Coimbra.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina do Canto Tavares afirma que “Casa Manaias oferece dignidade e combate os estigmas sociais”
Judo açoriano em evidência no Campeonato Nacional de Juvenis
Pedro Nascimento Cabral lança primeira pedra para 12 habitações em São Sebastião
Fim-de-semana com bom tempo, mas atenção às poeiras do Saara
Detido suspeito do crime de posse de arma proibida em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores