Edit Template

Duo Toadas em concerto nas Festas do Nordeste a 15 de Julho

Os músicos Açorianos César Carvalho (Violão) e Rafael Carvalho (Viola da Terra), que formam o Duo “Toadas”, irão apresentar-se em concerto nas Festas do Nordeste, a 15 de Julho. O concerto decorrerá no Jardim do Município pelas 22h00, em dia de feriado do Município.
As Festas do Nordeste 2024 estão a decorrer até 18 de Julho, com um programa bastante diversificado e que culmina a 18 de Julho com a Sessão Solene Comemorativa do 510º Aniversário do Concelho de Nordeste (Praça da República).
O Duo Toadas apresentará neste concerto modas que fazem parte do repertório instrumental da Viola da Terra, como “Mouraria”, “Pezinho Velho”, “Fado menor” ou “Balho da Povoação”, cujas versões instrumentais são pouco tocadas nos nossos palcos na actualidade. O Duo tem insistido em trazer estas melodias para o palco e reavivá-las, sempre com arranjos e variações próprias, mas para demonstrar a riqueza do repertório deixado pelos Mestres da Viola.
No concerto também serão apresentados temas mais contemporâneos e alguns originais do Duo, do seu álbum “Toadas, da Lobeira ao Agrião”, o seu primeiro álbum e que foi apresentado em Novembro de 2022.
Os dois irmãos, naturais da Ribeira Quente, começaram a aprender Violão com o pai, há 30 anos, fazendo depois o seu percurso com Viola da Terra e Violão, iniciado no Grupo Folclórico da Freguesia e Grupo de Violas. Nos últimos anos têm subido ao palco em dezenas de apresentações, com o intuito de perpetuar as nossas sonoridades e raízes, sempre com especial destaque para a contextualização da Viola da Terra e do seu repertório.
É considerado, por muitos, o mais dinâmico duo dos Açores, ligado à Viola da Terra, pela sua actividade constante e trabalho intenso de produção do seu trabalho, mas, também, pela forma enérgica como se apresentam em palco, pela interacção constante com o público e carácter intimista dos seus concertos.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo aprova plano regional para gerir secas e escassez de água nos Açores e cria comissão de resposta rápida
Governo terá de investir 1 779 M€ entre 2025 e 2050 para atinguir a neutralidade carbónica nos Açores
Federação de Bombeiros dos Açores receosa com eventuais limitações orçamentais para 2026
José Manuel Bolieiro sublinha importância do “diálogo” e defende “estabilidade” para viabilização do Orçamento de 2026
Abertas candidaturas para empresas açorianas integrarem a Web Summit 2025
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores