Edit Template

Festa do Coração de Jesus e Festival de Sopas na Ribeira das Tainhas

A comunidade paroquial e freguesia da Ribeira das Tainhas estão em festa, desde 16 até 22 de Julho, para celebrar o Sagrado Coração de Jesus e também a 18ª edição do Concurso de Sopas mais tradicional do Concelho de Vila Franca do Campo e um dos mais antigos da Ilha de São Miguel.
As festas em honra do Coração de Jesus da Ribeira das Tainhas datam da década de cinquenta do século passado e a partir de 1967 passaram a ser as “festas de Verão” da Paróquia que mantém a multissecular e principal festa a 8 de Dezembro, em honra da Senhora da Conceição, cuja imagem actual completou este ano 130 anos sobre a data da sua chegada, em 23 de maio de 1894.
Este ano, e a poucos meses do início do Jubileu do Ano Santo de 2025, dedicado à Esperança num Tempo Novo, a festa do Coração de Jesus convida, usando as palavras do Papa, a “viver a experiência de estar na presença do Senhor, de nos sentirmos compreendidos, acolhidos e amados por Ele”, no seu Coração e no seu infinito amor.
Do programa das festas da Ribeira das Tainhas consta, nos dias 16, 17 e 18 de Julho (terça, quarta e quinta-feira), Exposição e adoração do Santíssimo e Sacramento da Reconciliação a partir das 19 horas, seguindo-se tríduo preparatório às 20 horas.
No Sábado, dia 20 de Julho, pelas 19 horas haverá Missa Vespertina, seguindo-se pelas 20 horas a realização do XVIII Concurso de Sopas promovido pela Junta de Freguesia com o apoio da Câmara de Vila Franca do Campo.
Segundo informação do presidente da Junta de Freguesia, Arménio Jardim, esteno estão a concurso 24 sopas, algumas das quais de outras freguesias do concelho de Vila Franca.
Às 20,30 horas haverá animação musical com o artista Emanuel Silva e pelas 22,15, horas ocorrerá o desfile da Marcha da Ribeira das Tainhas, da autoria de Nuno Ventura, dedicada precisamente ao Festival de Sopas e que descerá desde a Rua Padre José Furtado Couto até ao recinto das Festas, acompanhada pela banda de Nossa Senhora da Oliveira da Fajã de Cima, continuando depois o espectáculo com Emanuel Silva. Haverá também um espaço de animação infantil proporcionado pelo talento da Silvananima. Paralelamente, todos os presentes poderão apreciar as famosas malassadas e conviver na barraca que funcionará a favor da Igreja Paroquial.
No Domingo, pelas 11 horas, haverá Missa solene cantada pelo Grupo Coral Bom Jesus Menino, com Primeira Comunhão e Profissão de Fé. A Procissão sairá pelas 18 horas, acompanhada pela banda Lealdade, indo primeiro para o lado nascente da freguesia. Para animar o arraial da festa, a partir das 21 horas estará o Grupo “Música Portuguesa”, não faltando o bazar e a barraca a favor da Igreja.
Como é habitual, as festas terminam na segunda-feira, 22 de Julho, com recolha da Migalha a partir das 18 horas, arraial de arrematações às 21 horas e encerramento às 23 horas com fogo-de-artifício.

Edit Template
Notícias Recentes
Nomeados os novos administradores do HDES
Faial: Descobrir a História, Pensar o Futuro
Açores tiveram o maior crescimento de turismo do país em Setembro
Deputados do PS-Açores abstêm-se no OE
Bolsa de estágios André Bradford com apoio dos socialistas no Parlamento Europeu
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores