Edit Template

PAN pede gestão cautelosa no património da SINAGA

O PAN/Açores entregou à Mesa da Assembleia Regional um requerimento dirigido ao Executivo com o intuito de saber quais as medidas implementadas para execução das recomendações da Resolução relativa à protecção e reconversão do património industrial da SINAGA.
Em 2022, o PAN viu aprovada uma iniciativa que, em suma, recomenda ao Governo a inventariação e levantamento do estado de conservação dos bens móveis e imóveis da extinta SINAGA, bem como a classificação dos imóveis e adopção de medidas urgentes de preservação do património enquanto marcos seculares da agroindústria açoriana.

PAN à espera de respostas
do governo

No entanto, até ao momento, são desconhecidos quaisquer progressos na protecção e conservação do espólio histórico industrial da SINAGA – preocupação que se estende à população, que vê ao abandono o património com elevado potencial de reconversão e exploração, sem prejuízo do perigo de ruína, motivado pelo avançado estado de degradação, especialmente da chaminé da Fábrica do Álcool, lê-se numa nota do PAN.
O PAN/Açores pretende saber como está a decorrer o cumprimento da recomendação, em particular, quando prevê o Governo Regional proceder à reconversão do património da SINAGA, por forma a evitar a contínua degradação, bem como apurar a existência, ou não, de projectos futuros para a reconversão deste património.
Em visita à antiga Fábrica do Álcool, aquando da campanha eleitoral em Janeiro último, Pedro Neves reiterou que este património deve ser devolvido à população e relembrou a inércia do Executivo na sua reconversão.
“É fundamental, pela importância histórica agroindustrial da SINAGA e pela marca produzida na memória coletiva, que o seu património seja preservado, reabilitado e devolvido à comunidade para seu usufruto”, afirmou o deputado Pedro Neve, citado em nota do partido.

Edit Template
Notícias Recentes
“Ritmos da Cidade” anima concelho da Lagoa durante o Verão
Treinadores açorianos de Karate em estágio internacionalem Coimbra
Açores com a menor taxa de empregos vagos do país
Governo dos Açores conclui segundo Relatório de Monitorização do Programa Regional para as Alterações Climáticas
Ponta Delgada entre as cidades mais procuradas por turistas nacionais para férias em Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores