“A inação do governo é um obstáculo ao desenvolvimento da ilha do Pico”, afirmou António Lima, criticando a falta de vontade da coligação em concretizar a construção do novo centro de saúde das Lajes e o aumento da pista do aeroporto da ilha do Pico.
Em declarações após uma reunião com a presidente da autarquia das Lajes, o deputado do Bloco de Esquerda aponta estes dois projetos – novo centro de saúde das Lajes e aumento da pista do aeroporto – como fundamentais para o desenvolvimento da ilha do Pico e considera inadmissível a ausência de desenvolvimentos para a sua concretização.
Numa visita estatutária, em setembro do ano passado, o governo anunciou que aceitava o terreno cedido pela Câmara Municipal das Lajes para a construção do novo centro de saúde, no entanto, quase um ano depois da posse simbólica do terreno, não houve qualquer desenvolvimento.
“Nem sequer a escritura ainda foi feita porque o governo continua sem nomear o seu representante para concluir o processo”, lamentou António Lima, que destaca as condições deploráveis do atual centro de saúde.
“É preciso que o governo assine a escritura, juntamente com o município, e concretize aquilo que prometeu: um novo centro de saúde para as Lajes do Pico”, assinalou o deputado do Bloco.
Sobre o aumento da pista do aeroporto, António Lima considera fundamental que o governo divulgue imediatamente o estudo, para que toda a gente tenha acesso à mesma informação.
“Não é aceitável que o governo fale sobre um documento que tem na sua posse, sem que mais ninguém o conheça”, afirmou.
António Lima lembra que o aumento da pista do aeroporto do Pico é uma decisão tomada há muito tempo e mostra-se surpreendido com o facto de o governo dizer, agora, terem sido encontrados obstáculos à concretização desta obra.
“A ampliação da pista do aeroporto do Pico é fundamental para o desenvolvimento económico da ilha e para garantir a mobilidade dos residentes”, concluiu o deputado do Bloco.